terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A SABEDORIA QUE CONQUISTA( Pv.4:7-9 )

















A sabedoria é a coisa principal. É a habilidade de ver a diferença nas pessoas, nas coisas, nas situações, nos momentos. Deus quer nos dar um batismo de sabedoria. Pv.1:7 – "o Temor do Senhor é o principio da sabedoria, mas os loucos a desprezam". Eles não param para ouvir, desprezam o ensino, não se importam em aprender. Precisamos ver a sabedoria, ver como ela é importante em nossa vida.Há algum tempo ouvimos sobre a honra. É importante lembrar que todo pecado é uma semente de desonra. As pessoas muitas vezes não percebem como isso tem trazido frustração, tristeza e derrotas para sua vida. A honra é o desejo de recompensa. É quando você recompensa a diferença em alguém que faz a vontade de Deus. Nossas decisões definem o nosso sucesso. O futuro de cada um de nós depende da qualidade da mulher, do homem que ouvimos. Não tem como mudar a vida de alguém, sem mudar a pessoa em que ela confia. Nosso futuro é decidido em quem confiamos.A Bíblia fala que Ester não aceitou usar sua beleza para controlar as pessoas. O homem não é controlado pela beleza física, mas pela palavra certa, pela palavra correta. Quando olhamos para Abigail, vemos que ela usou de sabedoria para falar com seu esposo Nabal. Abigail tambem soube falar ao coração do Rei Davi. Isso mostra a sabedoria, a importância do reconhecimento. Temos que aprender a reconhecer autoridade e isso significa respeitar e honrar.Suas decisões decidem riquezas. Precisamos sempre deixar próximo a nós uma caneta e um papel, pois Deus está sempre falando conosco, nos dando riquezas, sabedoria, palavra revelada – anote. Riqueza é suprimento, provisão, quando você tem bastante de algo que você precisa. O dinheiro é muito importante; ele multiplica nossa influência.Não adianta dizer que dinheiro não traz felicidade porque ninguém fica triste quando recebe o salário ou quando recebe aumento. Ele traz, sim, felicidade porque nos abençoa, nos dá condições de fazer muitas coisas. Ecl.10:19 – o dinheiro atende a tudo. Deus quer nos prosperar, nos abençoar; mas para conquistarmos é preciso colocar algumas coisas como prioridade em nossa vida: 1. Aceitar a Bíblia como a infalível palavra de Deus – Dt.4A palavra de Deus nos ensina a amar o Senhor. Só há um Deus. A Palavra me ensina como ser uma pessoa estratégica, me ensina a criar memórias de prazer. A Bíblia é o livro dos prazeres. Deus ama o louvor, o ensino, a conversação, e tudo isso está contido na Palavra.Traga a memória o que te traz esperança. Não faça planos que você não pode conseguir, que você não vai alcançar. Separe um tempo para orar, para ler a palavra. Daniel se levantava três vezes para orar. Isso é decisão. Precisamos decidir criar esses momentos de intimidade com Deus.O que fazemos primeiro determina o que Deus faz em segundo lugar. O que você faz primeiro determina a qualidade da tua vida, mostra honra. Se você decidir que a palavra de Deus será a primeira em sua vida, isso será capaz de mudá-la. 2. Honrar a cadeia de autoridade das escrituras.Qual o propósito da autoridade?1 – promoção – se você falar mal do chefe, quando for promover alguém, esse alguém não será você.2 – provisão – você pode ser honrado e promovido, abençoado por alguém que tem autoridade.3 – proteção – a autoridade nos protege, nos guarda.A única pessoa capaz de te abençoar é a pessoa que te deu a instrução. O nosso sucesso depende de obedecer a cadeia de autoridade estabelecida por Deus. A Bíblia diz que a uns Ele deu para Apóstolos, outros para Profetas, outros para Pastores, outros para Mestres, outros para Evangelistas – então há uma hierarquia na Igreja, estabelecida com Deus, que precisa ser respeitada. Trate bem a sua autoridade. Respeite-a. Uma pessoa que sabe honrar autoridade prospera.O que dizer de um líder que quando é convocado a uma reunião tem outra coisa mais importante? A Bíblia diz "maldito é o homem que faz a obra de Deus relaxadamente". Não faça a obra de Deus de qualquer jeito, faça o melhor para o Senhor, não seja descompromissado, porque de descompromissados o inferno está cheio. A visão de Deus é uma visão de aliança.Tem gente que não está prosperando e avançando não é por outro motivo que não sejam argumentos. Tem pessoas cheias de argumentos em suas vidas. Honre a cadeia de autoridade. Nosso sucesso depende de obedecermos a cadeia de autoridade. A qualidade da nação é determinada pela qualidade do líder que governa a nação. Deus pune nações através da liderança. Toda liderança que desrespeita a Deus, o povo sofre.Dor ou prazer vem através de uma pessoa. A nossa reação a autoridade é uma imagem do nosso caráter. Então juntamos a outra pessoa em relação a quem reage a minha dor. Se o conjugue está sofrendo, você não pode reagir com indiferença.
3. A nossa decisão de estar acelerando nossa missão imediata.
Se você quer conquistar você tem que acelerar sua missão. O presente é a semente para o futuro. A hora é a semente para a conquista. Então seja o melhor em cada momento da sua vida. Dê o melhor de si em cada momento. Dê o seu melhor na sua célula, na sua família, no seu trabalho... Somos a semente para o nosso próprio ambiente.
Acelere onde você está, cumpra sua missão, pois Deus vai te dar tudo o que você precisa quando você decidir viver 100% a vontade de Deus. "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do Teu coração". A família é uma escola para nossa vida. É de tamanha importância. Portanto, a qualidade da nossa casa é o nosso maior investimento. Quem investe no presente não tem lágrimas de tristeza no futuro. Comece agora a plantar sementes de honra; valorize o que você tem. A sabedoria é a coisa principal, é o alvo do inteligente. O que ganha almas é sábio – Deus te chamou para ser um conquistador de vidas, ganhador de almas, ser sábio

A sabedoria é a coisa principal. É a habilidade de ver a diferença nas pessoas, nas coisas, nas situações, nos momentos. Deus quer nos dar um batismo de sabedoria. Pv.1:7 – “o Temor do Senhor é o principio da sabedoria, mas os loucos a desprezam”. Eles não param para ouvir, desprezam o ensino, não se importam em aprender. Precisamos ver a sabedoria, ver como ela é importante em nossa vida.

Há algum tempo ouvimos sobre a honra. É importante lembrar que todo pecado é uma semente de desonra. As pessoas muitas vezes não percebem como isso tem trazido frustração, tristeza e derrotas para sua vida. A honra é o desejo de recompensa. É quando você recompensa a diferença em alguém que faz a vontade de Deus. Nossas decisões definem o nosso sucesso. O futuro de cada um de nós depende da qualidade da mulher, do homem que ouvimos. Não tem como mudar a vida de alguém, sem mudar a pessoa em que ela confia. Nosso futuro é decidido em quem confiamos.

A Bíblia fala que Ester não aceitou usar sua beleza para controlar as pessoas. O homem não é controlado pela beleza física, mas pela palavra certa, pela palavra correta. Quando olhamos para Abigail, vemos que ela usou de sabedoria para falar com seu esposo Nabal. Abigail tambem soube falar ao coração do Rei Davi. Isso mostra a sabedoria, a importância do reconhecimento. Temos que aprender a reconhecer autoridade e isso significa respeitar e honrar.

Suas decisões decidem riquezas. Precisamos sempre deixar próximo a nós uma caneta e um papel, pois Deus está sempre falando conosco, nos dando riquezas, sabedoria, palavra revelada – anote. Riqueza é suprimento, provisão, quando você tem bastante de algo que você precisa. O dinheiro é muito importante; ele multiplica nossa influência.

Não adianta dizer que dinheiro não traz felicidade porque ninguém fica triste quando recebe o salário ou quando recebe aumento. Ele traz, sim, felicidade porque nos abençoa, nos dá condições de fazer muitas coisas. Ecl.10:19 – o dinheiro atende a tudo. Deus quer nos prosperar, nos abençoar; mas para conquistarmos é preciso colocar algumas coisas como prioridade em nossa vida:

1. Aceitar a Bíblia como a infalível palavra de Deus – Dt.4

A palavra de Deus nos ensina a amar o Senhor. Só há um Deus. A Palavra me ensina como ser uma pessoa estratégica, me ensina a criar memórias de prazer. A Bíblia é o livro dos prazeres. Deus ama o louvor, o ensino, a conversação, e tudo isso está contido na Palavra.

Traga a memória o que te traz esperança. Não faça planos que você não pode conseguir, que você não vai alcançar. Separe um tempo para orar, para ler a palavra. Daniel se levantava três vezes para orar. Isso é decisão. Precisamos decidir criar esses momentos de intimidade com Deus.

O que fazemos primeiro determina o que Deus faz em segundo lugar. O que você faz primeiro determina a qualidade da tua vida, mostra honra. Se você decidir que a palavra de Deus será a primeira em sua vida, isso será capaz de mudá-la.

2. Honrar a cadeia de autoridade das escrituras.

Qual o propósito da autoridade?

1 – promoção – se você falar mal do chefe, quando for promover alguém, esse alguém não será você.

2 – provisão – você pode ser honrado e promovido, abençoado por alguém que tem autoridade.

3 – proteção – a autoridade nos protege, nos guarda.

A única pessoa capaz de te abençoar é a pessoa que te deu a instrução. O nosso sucesso depende de obedecer a cadeia de autoridade estabelecida por Deus. A Bíblia diz que a uns Ele deu para Apóstolos, outros para Profetas, outros para Pastores, outros para Mestres, outros para Evangelistas – então há uma hierarquia na Igreja, estabelecida com Deus, que precisa ser respeitada. Trate bem a sua autoridade. Respeite-a. Uma pessoa que sabe honrar autoridade prospera.

O que dizer de um líder que quando é convocado a uma reunião tem outra coisa mais importante? A Bíblia diz “maldito é o homem que faz a obra de Deus relaxadamente”. Não faça a obra de Deus de qualquer jeito, faça o melhor para o Senhor, não seja descompromissado, porque de descompromissados o inferno está cheio. A visão de Deus é uma visão de aliança.

Tem gente que não está prosperando e avançando não é por outro motivo que não sejam argumentos. Tem pessoas cheias de argumentos em suas vidas. Honre a cadeia de autoridade. Nosso sucesso depende de obedecermos a cadeia de autoridade. A qualidade da nação é determinada pela qualidade do líder que governa a nação. Deus pune nações através da liderança. Toda liderança que desrespeita a Deus, o povo sofre.

Dor ou prazer vem através de uma pessoa. A nossa reação a autoridade é uma imagem do nosso caráter. Então juntamos a outra pessoa em relação a quem reage a minha dor. Se o conjugue está sofrendo, você não pode reagir com indiferença.
3. A nossa decisão de estar acelerando nossa missão imediata.
Se você quer conquistar você tem que acelerar sua missão. O presente é a semente para o futuro. A hora é a semente para a conquista. Então seja o melhor em cada momento da sua vida. Dê o melhor de si em cada momento. Dê o seu melhor na sua célula, na sua família, no seu trabalho... Somos a semente para o nosso próprio ambiente.
Acelere onde você está, cumpra sua missão, pois Deus vai te dar tudo o que você precisa quando você decidir viver 100% a vontade de Deus. “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do Teu coração”. A família é uma escola para nossa vida. É de tamanha importância. Portanto, a qualidade da nossa casa é o nosso maior investimento. Quem investe no presente não tem lágrimas de tristeza no futuro. Comece agora a plantar sementes de honra; valorize o que você tem. A sabedoria é a coisa principal, é o alvo do inteligente. O que ganha almas é sábio – Deus te chamou para ser um conquistador de vidas, ganhador de almas, ser sábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário