sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.




Diante das situações que encontramos, as vezes passamos por provas e culpamos a Deus e ao mundo pelo nosso fracasso, e não entendemos o agir de Deus nas nossas vidas. Neste estudo estaremos aprendendo alguns itens que nos fará entender o que realmente Deus quer fazer nas nossas vidas. No texto em que nós lemos, Tiago disse que é bem-aventurado o varão que sofre a tentação, porque quando for provado receberá a coroa da vida (Tg 1:12). As vezes convertemos ao Senhor e achamos que é tudo as mil maravilhas, que é bom louvar, que é bom pregar etc. Mas quando vem as provas desanimamos. Na caminhada há rosas, mas há espinhos também. Desde o princípio Deus tem permitido aos seus servos serem provados para que, como vencedores sejam aprovados diante dos homens, dos anjos, e do diabo. É bem aventurado quem sendo tentado, permanece fiel a Deus, tornando-se assim digno de receber a coroa da vida.
MAS AFINAL O QUE E TENTAÇÃO?
O conceito de tentação é ato ou efeito de tentar, disposição de ânimo para a prática das coisas diferentes. Biblicamente podemos dizer que é um convite ao pecado. Na epístola de Tiago a palavra tentação pode-se dizer também como perseguição, lutas provações pelas quais o crente pode passar.
A ORIGEM DA TENTAÇÃO. A TENTAÇÃO TEM TRÊS ORIGENS DA PARTE DA CARNE
A Bíblia diz que não nos veio sobre vós tentação senão humana (1Co 10:13). Neste texto podemos entender que tentação humana quer dizer que é própria da natureza carnal do homem (Romanos 5:7) - Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. (Romanos 5:8) - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Gálatas 5:13) - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Ela tem seu aspecto mal pernicioso incitador ao pecado. A carne é o centro pecaminoso, (Romanos 13:14) - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. Dela vem o pecado e suas paixões (Gl 5:17-21). Na carne não habita coisa boa (Rm 7:18). Devemos salientar que o termo carne, aqui não se refere ao corpo, que não tem nada de mal em si mesmo, mas sim à natureza carnal, herdada de nossos pais. O corpo é morada do Espírito Santo. (1Co 6:19-20).
DA PARTE DO MUNDO
O mundo como fonte de tentação não é o mundo físico, criado por Deus, a palavra mundo emprega-se frequentemente para designar seus habitantes, como em (Sl 9:8). (Isaías 13:11) - E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos. No campo teológico, a palavra mundo, porém é o sitema que se opõe de forma persistente e sistemática ao reino de Deus. Porque tudo o que há no mundo é a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai e sim do mundo (1Jo 2:15-
16). o homem, ele só tem tristeza, angústia e decepção, mas Jesus tem a vida e vida em abundância.
DA PARTE DO DIABO
É a fonte mais cruel da tentação, seu caráter é sempre destrutivo. Da tentação não escapou nem o Senhor Jesus. Após o batismo pelas águas, ele foi conduzido pelo Espírito para ser tentado pelo diabo (Mt 4:1), ele foi o único que não caiu em pecado (Hb 4:15). Veremos alguns homens que foram tentados, homens de Deus do porte de Sansão, Abraão, Davi e tantos outros a fazerem o que não era da vontade de Deus, e isso acarretou sérios prejuízos para as suas vidas. Os homens são tentados a praticar toda espécie de males, crimes, violência, estrupos, brigas, guerras, mentiras, calúnias, roubos etc. Até os cristãos em Jesus são vítimas da ação do maligno, quando causam prejuízos a igreja do Senhor, com escândalos, calúnias, invejas, divisões, rebeliões busca pelo poder, politicagem religiosa, e tantas outras coisas ruins.
O PROCESSO DA TENTAÇÃO É DA SEGUINTE FORMA
· ATRAÇÃO DO DESEJO. O ser humano é atraido pelo pecado.
· SEDUÇÃO. Ele é seduzido pelo pecado.
· O PECADO É GERADO. Ele gera o pecado na mente.
· O PECADO É CONSUMADO. Isso gera a morte.

MAS QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PROVAÇÃO E TENTAÇÃO?
A tentação, conforme estudamos é sempre uma indução ao mal, ao pecado. A provação no entanto, não tem esse sentido. Quando a Bíblia diz que Deus tentou alguém, devemos entender que Deus o provou. Tiago diz que ninguém sendo tentado diga: De Deus estou sendo tentado, porque Deus não tenta a ninguém. Quando alguém diz assim: Eu fui tentado por Deus, isso pode ser entendido como provação. Abraão só foi considerado o pai de todos os que crêem, porque creu e foi tentado, ou seja foi provado por Deus (Gn 22:1-18). Tiago exorta os crentes a terem grande gozo, quando cairem em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência, ele considera uma bem aventurança o crente sofrer a tentação, porque quando for provado receberá a coroa da vida (Tg 1:12). (Tiago 1:13) - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. A Bíblia diz que somos tentados pelos nossos próprios desejos, e esse desejo pode dar a luz ao pecado e o pecado consumado gera a morte. Mas como explicar a tentação da mulher de Potifar, quando queria seduzir José? Ou o cristão não pode ser tentado? Pelo contrário em todo o momento somos tentados, mas não por Deus porque Deus não tenta a ninguém Ali foi uma ação do inimigo para separar José de Deus. Não podemos ceder a tentação, mas resistir a ela. (Tiago 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
EU APRENDO SEIS COISAS AQUI
Deus não tenta a ninguém. Deus nos prova para saber o que está dentro do nosso coração. As provas é para fazer-nos crescer na presença do Pai. A prova é sinal de uma grande vitória. A prova é mais uma oportunidade de chegarmos mais perto de Deus. A prova é mais um vestibular na vida do cristão.
É CERTO PASSAR POR PROVAS?
Em meio a tantos sofrimentos lá no mundo, será que ainda temos que passar por provas? O ser humano acha que o fato de aceitar ao Senhor Jesus ele não terá mais sofrimento, não terá mais tribulação, não terá mais lutas, que na caminhada ao céu ele não terá que passar por tudo que ele sofreu lá no mundo. E essa é a causa de muitos se desviarem dos caminhos do Senhor. É necessário passarmos por provas, pois se passamos por provas saberemos que o Senhor Jesus nos ajudará a carregar a nossa cruz até a sua volta. (João 16:33) - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo
tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (II Corintios 4:8) - Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
QUAL A RAZÃO DE SERMOS PROVADOS?
Nada é de graça, tudo tem um preço, e essa é a razão de exercermos a nossa fé. Quando somos provados, como diz o hino é uma chance de crescermos um pouco mais. É um sinal que devemos provar a nossa fé. As provações são para os cristãos como o fogo é para o ouro. Quanto mais apurado pelo fogo melhor é a qualidade e o valor do ouro. Assim somos nós precisamos ser passados pelo fogo para sermos puros e justificados diante de Deus. Assim também somos nós, não adianta sermos encontrados por Jesus, temos que nos tornarmos como um metal que tine sinceridade e fidelidade. E este brilho ganhamos quando passamos pelo fogo das provações. (Provérbios 27:21) - Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores. Precisamos entender que nem sempre as provações são consequências de pecados. Porque nada acontece na vida do cristão por acaso. É preciso entender que provação não é ser tentado pelo diabo.
O QUE AS PROVAS NOS TRÁS?
· Desânimo.
· Tristeza.
· Vontade de parar na caminhada.
· Vontade de blasfemar.

O PRIMEIRO OBSTÁCULO DO CRISTÃO, É PENSAR QUE TUDO É UM MAR DE ROSA NA VIDA CRISTÃ
Precisamos entender que a pregação do evangelho não exclui o sofrimento humano, existem líderes religiosos que na tentativa de promover o crescimento de suas igrejas, acabam iludindo as pessoas, levando-as acreditar em uma doutrina infundada, onde se apregoa que aqueles que serve a Deus não pode passar por provações e aflições. Mas o que a Bíblia diz? Jesus alertou os discípulos dizendo que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33). isto nos indica que o cristão não está isento das provações, é mister passar por elas. A afirmação de Jesus que no mundo teríamos aflições contraria radicalmente qualquer mensagem que diga que o cristão não pode passar por provações. Precisamos padecer com as provações do presente para enxergarmos a glória do porvir. (Romanos 8:18) - Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
DEUS PROVA O NOSSO CARÁTER. SENDO QUE A PROVAÇÃO É UM TRATAMENTO DE CARÁTER. MAS AFINAL O QUE É CARÁTER?
É um conjunto de traços psicológicos ou morais positivos ou negativos que caracterizam um indívíduo. O ser humano nunca admite que ele é falho e que essas falhas precisam ser tratadas. O Senhor usa as provações como instrumento para tratar o nosso caráter. Um dos maiores problemas do ser humano tem sido justamente as falhas de caráter, que podem levar ao pecado. Deus usa as provações para aperfeiçoar o nosso caráter. Existe algo porém que precisamos saber, não podemos conformar com as provações, porque isso é uma porta aberta para dar vasão ao pecado. (Êxodo 20:20) - E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis. Analisaremos a vida de alguns personagens da Bíblia para que entendamos as provações.
A SAIDA DE ISRAEL DO EGITO VAMOS VER A PROVA QUE OS ISRAELITAS PASSARAM NO DESERTO
Israel permaneceu 400 anos sobre o domínio de Faraó no Egito escravizado, mas quando Deus os tirou de lá, Israel ficou liberto daquela opressão (Ex 3:7-8). Mas depois
da libertação, surgiu então as primeiras provas. (Deuteronômio 8:2) - E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. Foi isso que aconteceu com o povo de Israel no Egito, eles andaram 40 anos pelo deserto, sendo humilhados, maltratados, mas eles não gastaram as suas roupas.
QUAIS FORAM ESSAS PROVAS?
Foram inúmeras, destacaremos algumas. a primeiras delas foi:
A MURMURAÇÃO
A murmuração é um mal que deixa o Senhor triste, e isso tem afetado o povo de Deus.
A SEGUNDA FOI A FALTA DE FÉ
Os Israelitas não tinham fé suficiente para saber que Deus era o único que poderia salvar eles naquele momento, na travessia do mar vermelho. A falta de fé as vezes nos faz esquecer de Deus. Alguém diz assim há eu não aguento mais, a prova está difícil demais, Deus precisa ter misericórdia de mim. Deus não coloca um fardo que você não possa carregar. (I Corintios 10:13) - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO E A PERSEGUIÇÃO DOS EGÍPCIOS
(Êxodo 14:11) - E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Notamos que este foi o primeiro obstáculo enfrentado por Israel, este sinal da murmuração nós temos herdado do povo de Israel, por qualquer coisa nós murmuramos contra o Senhor. Se não recebemos a nossa benção culpamos ao Senhor, e não entendemos o agir de Deus. Precisamos entender que o mesmo Senhor que nos libertou do mundo da escravidão tem poder para abrir porta aonde não tem. Que tem poder para erguer o pobre necessitado para os colocar entre os príncipe da sua obra.
AS ÁGUAS DE MARA E DE ELIM
Foi outra murmuração do povo. (Êxodo 15:24) - E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? Aquelas águas eram amargas e os israelitas não puderam beber da água porque elas eram amargas. Eles não tinham convicção da tal situação, que o Deus Todo Poderoso que os tirou de lá com mão forte não poderia tirar água do nada. Não foi isto que aconteceu? Ele não tirou água da rocha? (Êxodo 17:2) - Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? Quando questionamos a Deus alguma coisa, a Bíblia diz que nos colocamos a Deus em prova (Ex 17:2). (Êxodo 17:6) - Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. As vezes nós impomos a Deus dizendo: Senhor eu não aceito isto, ou aquilo, nós não temos condições de aceitar nada, mas sim de submeter a vontade divina. A história de José é uma prova de quando Deus quer agir na vida de um homem, ele usa vários artifícios para abençoar o mesmo. José fazia parte da linhagem dos filhos de Jácó. Era o filho que ele mais amava, pois nasceu na sua velhice. E isso despertava um ciúme nos outros filhos de Jacó. Dos filhos de Jacó, José achou graça diante de Deus. Era este jovem de dezessete anos de idade, quando Deus o visitou em sonhos. José teve sonhos doados por Deus que desencadeava um futuro bem próximo e que Deus o honraria. E esses sonhos provocou ira e ciúme nos irmãos de José. Quando o Senhor quer te abençoar, isso pode despertar um ciúme no meio da igreja, coisa que não é normal, nos irmãos de José despertou. A ira, o desprezo, e o ódio. (Gênesis 37:8) - Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. Precisamos entender com clareza que com cada um Deus trata em particular, Deus trata com cada um no seu ministério, é na palavra, no louvor, no dom de profecia, etc.
A PRIMEIRA PROVA DE JOSÉ
Os sonhos de José estava começando a ter o seu cumprimento, para José ele ainda não estava entendendo o verdadeiro agir de Deus na sua vida, ele passou a pior decepção que um homem pode passar, ser vendido pelos seus irmãos, José foi traído pelos próprios irmãos, ele foi vendido para uma caravana de Ismaelitas e levado para o Egito. (Gn 37:28). Foi vendido como um escravo, como uma mercadoria Até aquele momento Deus estava trabalhando. (Isaías 64:4) - Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Por mais que estamos passando por provas é de se notar que Deus sempre está pronto para nos ajudar, É o caso das pegadas na areia, quando pensamos que estamos sozinhos na prova, é ai que Deus está sempre pronto para nos ajudar, na prova Deus estava com José (Gn 39:2). Quando nós estamos na presença do Senhor tudo à nossa volta é abençoado. Deus abençoou a casa de Potifar por causa de José.
A SEGUNDA PROVA
Depois que José foi para o Egito, lá potifar achou graça em José, quem sabe José disse passei por esta prova, eu estou livre, mas ai veio a segunda prova, ele foi assediado pela mulher de Potifar, acusado de assedio. Aquela mulher foi enviada pelo diabo para tentar denegrir a imagem de um homem de Deus, mas José fugiu dela, as vezes precisamos fugir do pecado para termos vitória, o resultado é que José foi lançado na prisão, ele foi blasfemado, injuriado por causa da sua fé em Deus (Gn 39:9). Quem sabe ele disse de novo Senhor? Mas ele não blasfemou estava atento ao agir de Deus, quem sabe ele se lembrava de seus sonhos, e dizia quando terá cumprimento os meus sonhos? Mas Deus estava no domínio da situação. Quando queremos dedicar a nossa vida ao Senhor,
somos taxados de santão, porque orar tanto?, isso é fanatismo, aonde José estava Deus era com ele. Na casa de Potifar, no cárcere. Mas ainda lá prisão, Deus estava com José, onde formos essa luz chamada Jesus precisa brilhar em nossas vidas, em nunhum momento Deus abandonou José. Saiba de uma coisa Deus jamais te abandonará e nem te deixará, assim como ele era na vida de José, ele é na tua vida também. (Isaías 49:15) - Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Ainda que a sua mãe e seu pai te abandonar ou te esquecer, saiba que Deus jamais te abandonará, o homem é falho, uma prova disso é que quando José interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro, José disse para ele se lembrar dele quando ele estivesse na presença de Faraó, mas ele se esqueceu-se de José (Gn 40:23). O copeiro só queria a benção, tem pessoas que só estão na igreja para receber a benção mas não voltam para agradecer, pelo contrário fazem como o copeiro, esquece de Deus. Jesus quando curou o leproso, mandou ele ir até ao sacerdote para agradecer. (Marcos 1:44) - E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Existe um hino que diz que depois da batalha Deus me coroará. (Tiago 1:12) - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. José foi provado, mas em nenhum momento Deus o abandonou, e nem ele o blasfemou, ele sabia em quem ele depositaria a sua fé, depois que ele foi provado ele recebeu a coroa da vida.
O RESULTADO DA PROVA DE JOSÉ
Não existe vitória sem luta, tudo que José passou, Deus contemplou calado mas trabalhando, ali se cumpriu os sonhos de José todos os seus irmãos vieram até ele para adquirir mantimento, pois era grande a fome em todo o mundo. Saiba você de uma coisa, Deus nunca atrasa, e nem adianta ele vem na hora certa, a Bíblia diz que a males que vem para o bem tudo o que os irmaõs de José fizeram para ele Deus mudou o quadro da vida de José, José alcançou a vitória, ele foi considerado o segundo mandantário do Egito depois de Faraó. E quem sabe a tua vitória pode chegar na tua vida hoje ainda.A PROVA DE ABRAÃO
Como entender a razão por que este homem, chamado de pai da fé, foi provado justamente na sua fé? Quando analisamos friamente a vida desse patriarca, percebemos que ele possuía falhas no seu caráter. Uma delas foi justamente a de não crer plenamente em Deus e, por isso, ter mentido para faraó (Gn 12:10-13). Depois com medo de ser morto, mentiu novamente, desta vez para Abimeleque, rei de Gerar. (Gênesis 20:2) - E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.Em tudo o apóstolo Paulo dizia: que independente das circustâncias da vida, ele sempre poderia todas as coisas no Senhor. E você que está sendo provado, segue o conselho de Paulo em (Fl 4:11-13).

Leia mais!

"Entenda porque o profeta Habacuque rogou a Deus que lembrasse da sua misericórdia logo após pedir que a obra de Deus fosse avivada"



Habacuque pede a Deus que implemente (aviva) a sua obra. Ora, a obra maravilhosa e admirável é o suscitar dentre as nações os caldeus, e que, ao longo dos anos os homens haveriam de conhecê-la. Embora fosse anunciado pelos profetas que Deus haveria de levantar os caldeus para castigar o povo de Israel, quando os profetas contavam a maravilhosa obra, o povo não cria. Eles não se arrependeram e veio o cativeiro conforme a visão dos profetas "...vós não crereis, quando vos for contada" (Habacuque 1: 5). 1 O PESO que viu o profeta Habacuque.
2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
3 Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.
4 Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida
A vida particular do profeta Habacuque é pouco conhecida assim como a dos outros profetas menores. Habacuque, cujo nome significa 'abraço', profetizou a Judá sobre a invasão iminente dos caldeus.
O primeiro verso do livro de Habacuque está mais para um título inicial, do que para um elemento essencial para o entendimento do texto. Durante a leitura do livro é possível verificar que o texto apresenta uma sentença (peso) que o profeta (oráculo de Deus) viu, ou seja, uma revelação de Deus.
O peso do Senhor não são as perguntas do profeta, antes uma resposta de Deus as suas perguntas.
O Livro de Habacuque tem início com algumas questões que importunavam o profeta "Até quando, Senhor..." (v. 2). As questões eram acerca dos tempos estabelecidos por Deus através do seu próprio poder. Ora, desde a antiguidade a preocupação dos homens centram-se nos tempos em que Deus realizará os seus desígnios "E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder" (Atos 1: 7).
Pedro demonstra a preocupação dos profetas acerca da salvação que haveria de ser revelada e dos tempos estabelecido por Deus "Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava..." (I Pedro 1: 11).
Além de querer saber os tempos que Deus estabeleceu por seu próprio poder, Habacuque clamava por justiça! (v. 2- 4). Mas, qual tipo de justiça era o anseio do profeta Habacuque?
Habacuque queria entender por que ele clamava e Deus não lhe respondia. Não escutar equivale a não responder. Habacuque não estava acusando Deus de surdez ou algo semelhante.
O profeta gritava: "Violência!" do mesmo modo quando os homens gritam: "Fogo!", e esperam ser atendidos. Porém, embora gritasse "Violência" e clamasse por auxílio, Habacuque não conseguia ver o auxilio de Deus.
Por que Habacuque não conseguiu ver o socorro de Deus? Porque ele estava focado em questões humanas!
Habacuque estava clamando a Deus por causa das injustiça sociais, pois ele via a opressão dos fortes sobre os fracos, dos ricos sobre os pobres, dos reis sobre os súditos, etc. A destruição e a violência era algo aferido diariamente pelo profeta, porém, ele não entendia porque Deus deixava os homens se lançarem às suas maldades.
A preocupação do profeta é a mesma de alguns religiosos e bons cidadãos em nossos dias. Por que tanta violência em nossos dias? Por que tanta morte, roubo, opressão, suborno, etc? Por que os inocentes sofrem?
Habacuque não estava clamando por sua salvação, pois quem invoca a Deus por salvação é atendido (ouvido) prontamente por Deus: é salvo da condenação que há no mundo, pois a mensagem de Deus é clara: "Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo" (Romanos 10: 13; Joel 2: 32).
Entretanto, quem clama a Deus para ver a providência divina com relação as contendas e litígios entre os homens, deve esperar o tempo ou as estações que Deus estabeleceu por seu próprio poder, quem clama por salvação é atendido prontamente. Pois hoje é o dia sobremodo aceitável! Hoje é o dia de salvação!
Os cristãos devem compreender que, após crerem em Cristo conforme diz as Escrituras, foram salvos da condenação proveniente da queda de Adão. Esta salvação é efetiva para o tempo que se chama hoje. Quem invoca a Cristo é salvo hoje de condenação estabelecida em Adão no passado (I Coríntios 6: 2).
Quem assim clamar (invocar) será escutado (atendido). Quem gritar ao Senhor acerca da violência estabelecida em Adão, verá a salvação de Deus. Quem ver a iniqüidade em que foi formado, perceberá que precisa nascer de novo, da semente incorruptível, que é a palavra de Deus (Salmo 51: 5).
Mas. quem olhar para as relações humanas onde o litígio e as contendas são fomentadas, quem olhar para as questões legais e as injustiças cometidas, ou quem olhar para os perversos que cercam os justos, indagará sempre acerca de como se dá a justiça de Deus.
Se Habacuque considerasse que o juízo de Deus foi estabelecido em Adão, e que todos os homens foram julgados e condenados, jamais diria que Deus não o escutava. Quem aprender com Habacuque jamais considerará que a justiça de Deus 'tarda mas não falha'. Aqueles que compreendem que a humanidade já está sob condenação, a condenação em Adão, percebe que o juízo e a condenação já foi estabelecido no passado da humanidade, ou seja, a justiça de Deus não é tardia.
Ora, não precisa ser profeta para ver que a violência humana e a iniqüidade é crescente. Ao observar a iniqüidade e a opressão, Habacuque considerava que Deus é quem lhe mostrava o estado de degradação do homem. Para ele, a justiça não se manifestava e a lei afrouxava por causa do ímpio, aquele que que suscita a contenda e o litígio (v. 3- 4).
A questão levantada por Habacuque é semelhante a dos religiosos, pois estes não compreendem por que Deus silencia acerca das injustiças dos homens (sociais). Por que Deus permanece inerte e despreocupado à vista da degradação da humanidade?
Diferentes dos religiosos da atualidade, que procuram dar uma resposta às suas indagações, Habacuque esperou uma resposta de Deus.
Deus não é a causa das injustiça sociais e nem das violações de questões legais estabelecida pelos homens. O juízo de Deus foi estabelecido sobre a humanidade em Adão, e a justiça de Deus manifesta-se em Cristo. No juízo está a condenação da humanidade, na justiça de Deus manifesta aos homens em Cristo, está a salvação.
Ora, as questões levantadas por Habacuque não precisa ser as mesmas dos cristãos, pois já sabemos que a salvação de Deus é individual e manifesta-se em Cristo "... aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Joel 2: 32). Os cristãos devem saber que 'justiça' neste mundo é utópico, pois mesmo na terra da retidão os ímpios não aprenderão a justiça (milênio) "Ainda que se mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do SENHOR" (Isaías 26: 10).
Justiça segundo a concepção inicial de Habacuque só será estabelecida no novo céu e na nova terra que será criada por Deus num tempo estabelecido por seu próprio poder "Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão" (Isaías 65: 17); "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça" (II Pedro 3: 13).
Embora a corrupção do gênero humano é observável a olho nu, o socorro e a salvação de Deus é imediata àqueles que invocam o seu nome. Os ouvidos de Deus não estão agravados para que não possa ouvir quem clame por salvação "E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo" (Joel 2: 32); "EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir" (Isaías 59: 1).

Leia mais!