sábado, 5 de dezembro de 2009

A IGREJA DE ÉFESO - A IGREJA APOSTÓLICA (30 - 100 d.C)

Ao anjo da igreja de Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito Santo diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. A igreja de Éfeso foi fundada por Paulo, ao final de sua segunda viagem missionária, conforme Atos 18:19-20:
"E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso."

Esta igreja era situada na cidade de Éfeso, tida como uma cidade entregue à adoração da deusa Ártemis. A igreja de Éfeso é considerada uma das mais excelentes igrejas da época do Novo Testamento.
Perfil da Igreja de Éfeso
A Igreja de Éfeso é a única das sete igrejas, mencionadas em Apocalipse, que faz referências a apóstolos. Esta é a razão pela qual a mensagem Jesus Cristo se dedica a todas as igrejas apostólicas do século I, e não somente a esta igreja. Por esta razão, a igreja de Éfeso é considerada a igreja apostólica ou igreja primitiva.
O período efésio, ou apostólico, iniciou desde o dia de Pentecostes (perto do ano 30 d.C) e durou até 100 d.C.
O nome "Éfeso" quer dizer "desejado". Portanto, esta era e é a igreja desejada pelo Senhor Jesus. É assim que devemos trabalhar para tornar nossas igrejas tão desejadas como a de Éfeso.
A igreja de Éfeso pregou o evangelho por todo o mundo, conforme Romanos 10:18:
"Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo."
A igreja primitiva conseguiu propagar o evangelho de uma maneira fenomenal, e há um detalhe muito importante a ser citado: este êxito se deve ao ministério de judeus convertidos. Hoje, a igreja, ao redor do mundo, é composta também por não-judeus.
E mesmo assim, considerando os meios de comunicação poderosos existentes hoje, ainda se perde em eficiência na propagação do evangelho, se comparado à igreja primitiva.
"Ao anjo da igreja de Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: "
Jesus fala a João em sua visão, e caminha entre os sete candeeiros de ouro, ou seja, caminha entre as sete igrejas. Jesus está sempre à disposição da igreja.
QUEM É QUE PODE SUSTER-SE? - Os 144 mil e a grande multidão
A Visão dos 144 mil e da Grande multidão.


Os 144 mil selados Apocalipse 7: 1-8

1¶ E, depois destas coisas, vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.2E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,3dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado na testa os servos do nosso Deus.4E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.5Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;6da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;7da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;8da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil.

Este é um tema de muita controvérsia! Muitos tem buscado saber quem são esses "privilegiados", e são várias as indagações:

Seriam os 144 mil um número literal ou não? Quem seriam eles?

Seriam Judeus?

Seriam pessoas que nunca participaram da doutrina de Babilônia - a igreja Católica?
Há algumas colocações que são puramente especulações e nós não vamos nos deter isso. Dizer que este número seria literal ou simbólico, a meu ver é uma discussão puramente teológica e peço desculpas aos que acham que isto é importante, pois para mim o que preciso saber sobre eles são duas coisas:
Qual a tarefa deles.
Quando realizarão esta tarefa.
Dos 144.000 se diz:
Eles poderão "sustentar-se em pé" no meio dos terríveis acontecimentos descritos no cap. 6:17.
Têm "o selo do Deus vivo" (cap. 7: 2) e são protegidos num tempo de destruição universal, como o foram os que tinham a marca na visão de Ezequiel (Eze. 9:6).
Contam com a aprovação do céu, pois João os vê mais tarde com o Cordeiro no monte de Sião (Apoc. 14: 1).
Declara-se que são sem engano e sem mácula (Apoc. 14:5).
João os ouve cantar um canto que "ninguém podia aprender" (Apoc. 14: 3).
Os chama "primícias para Deus e para o Cordeiro" (Apoc. 14: 4).
Lembre-se que estamos vivendo no período da última igreja, e estamos estudando o Apocalipse uma sequência, logo os 144 mil vão ser selados neste período. Se este período é marcado por tribulações, pela pregação do evangelho a todo mundo e pelo reinado do Anticristo, logo os 144 mil terão uma tarefa especial a fazer neste período!
Qual seria a tarefa a ser realizada? Vamos analisar no seguimento do capítulo.

Muitos dizem que a passagem de Apoc 14:4 "Estes são os que não estão contaminados com mulheres, porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro." está afirmando que eles serão pessoas que nunca foram de outra denominação religiosa que não guardasse os mandamentos de Deus e tivesse a fé em Jesus.
Partem do princípio que Mulher = igreja assim não contaminaram com a doutrina de outra igreja.
Esse pensamento é muito estranho para mim. Permite que um grupo que por "sorte", nasce em uma familia com uma determinada religião seja visto como " especial". Deus tem um povo especial sim, mas são todos aqueles que o amam e guardam seus mandamentos, assim aceito que os 144 mil serão pessoas que participando da igreja remanescente, ( apoc 14:12 - guarda dos mandamentos e tem o testemunho de Jesus), não tem mais nenhuma pequena doutrina, do paganismo, vinculado a igreja Católica, na vida deles.

Por estudos nós sabemos que a igreja Católica, a "mãe" de todas as outras, a primeira igreja Cristã, deixou-se prostituir com doutrinas pagãs. Práticas pagãs foram colocadas aos poucos na igreja, e depois de alguns séculos de "doutrinamento", as pessoas não questionam mais. Não comparam com a bíblia para ver se estão corretas.

O Culto pagão ao Deus Sol, a deusa Lua e ao filho do Sol foram introduzidos na igreja sem que ninguém fizesse caso ou tivesse força para mudar. Assim hoje a maioria dos Cristãos vão a igreja no domingo, como se fosse o dia do Senhor, e não é. Estão adorando no dia do Deus-sol instituído pelo paganismo.

A Páscoa como está instituída não é para relembrar Jesus e seu sacrifício. A relação que tem Jesus com ovos de chocolate e coelhos, quase ninguém pode explicar, mas se você entender que a deusa-lua da fertilidade, tinha esses símbolos em alguns lugares, e que a época que foi escolhida para comemorar a páscoa é a época da festa da lua realizada pelos antigos povos, vai entender o sincretismo. Jesus mandou que lembrasse do sacrificio dele através da Santa-ceia, e Ele não instituiu dia para isto.

Natal nem se fala! Papai-noel, presentes, árvores não tem nada a ver com Jesus. Jesus não nasceu nem perto desta época, este é o dia , no hemisfério Norte , do solistício de Inverno, uma festa em honra ao Deus Tamuz que era realizada em Babilônia, e Tamuz era o filho do Deus sol e da deusa lua!

Bem isso são detalhes. Muita coisa de nossa vida tem que ser arrancada! Nossas tradições nossas comemorações culturais que aceitamos como normal. Porque o dia da criança tem que ser um dia para presentes e é em nosso país o dia de Nossa Senhora de Aparecida? Já se perguntou o porquê disso? Já vi festa junina em colégio Cristão (não católico). Muitos que se dizem cristãos acreditam em horóscopos, em simpatias, citam provérbios populares pagãos e muitas coisas mais. Creio que os 144mil terão feito uma reforma na vida deles, a ponto de não ter em sua vida nada de outra mulher ( igreja). Serão puros e seguirão somente a bíblia. E Deus vai usá-los de uma maneira grandiosa! Tirei algumas observações da internet para completar o assunto, só para que você guarde como referência e não pense que tirei conclusões sem base.

A santificação do dia do Sol - do dia de domingo como dia de guarda-
Minhas desculpas para você que o guarda por questão de fé, mas se for na wikipedia e procurar decreto de Constantino vai achar o dia em que a comunidade Cristã resolveu guardar o domingo. Assim por mais que o seu Pastor ou o seu amigo líder da igreja se esforçe para justificar esse dia para você, como sendo o dia de guarda da igreja de Deus saiba que é uma mentira o que te falam. Na bíblia o dia de guarda é o sábado,o sétimo dia. Guardar um dos sete não é válido pergunte a um judeu, qual é o sétimo dia, e ele vai te responder se podemos considerar o domingo como o sétimo. Portanto se você insiste em guardar esse dia está contaminado com a doutrina da mulher "babilônia" - a igreja católica.

A comemoração da Páscoa, em março/ abril - vejam os o que diz a wikipidia: "De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora”. É uma Deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Sabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara.Posteriormente, a igreja católica acabou por a Páscoa às festividades pagãs de Ostara e absorveu muitos de seus costumes, inclusive os ovos e coelhinho da Páscoa. Ao comemorarmos a Páscoa, estamos comemorando o dia das festividades a deusa Isthar, a deusa lua.
A comemoração do Natal - Forma por que os semitas conheciam Adônis, da mitologia fenícia O bíblico Tamuz era um deus dos sumérios conhecido como Dumuzi e pelos egípcios como Osíris. Segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
Assim ao comemorarmos e incentivarmos o Natal, estamos comemorando o dia do filho e/ou neto do deus Sol, reminiscência da doutrina de Babilônia!

Repetindo:
Lembre-se, 144 mil serão portanto pessoas que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus, e receberão a chuva serôdia, e darão o último clamor na terra para que os últimos sejam convertidos. Eles pregarão para a grande multidão portanto. Terão sua vida imacula, lavada no sangue do cordeiro, não estarão praticando nenhuma reminiscencia do paganismo vinda de qualquer religião anterior.

O SELO DE DEUS SOBRE OS 144 MIL

Para que sejam usados desta maneira deverão estar selados. Deus tem um selo para colocar na fronte de todos os que são dEle. Qual seria o Selo de Deus?

Quando você recebe a Jesus como seu Salvador e Senhor e se batiza, você recebeu o primeiro sinal. O Batismo é o sinal que você pertence a Deus e você escolheu ser dEle. Esse é o primeiro passo que você dá em busca do selamento de DEus. Mar 16:15 e Atos 2:38

O Segundo passo é guardar os mandamentos Veja bem o que diz a bíblia " Sela a lei no coração" Isa 8:16 , isso quer dizer que se você pertence a Jesus , vai fazer sua vontade completa, vai querer fazer parte do grupo que o ama e por isso guarda seus mandamentos, ( apoc 14:12) Guardar os 10 mandamentos de Deus é honra-lo, é desprezar o que Roma Católica ensinou, e querer servir a Deus com todo coração, assim você estará recebendo o selo do Deus Pai o Criador o Universo, O Sábado, a guarda do 7 dia da semana, é um sinal de que você não se importa em ser diferente, e deseja reverenciar a Deus da maneira correta. Leia Exodo 31:13 . Ele é um sinal de Deus para o povo dEle. Ah... já sei você aprendeu que isso é para os Judeus. Mas não acabei de analisar com você que somos os herdeiros da promessa de Abraão portanto Judeus espirituais? Portanto a regra é para nós também!

O terceiro sinal é o recebimento do Espírito Santo. O Espírito Santo nos sela segundo a bíblia diz. Ef 1:13. Selados com Ele os 144 mil terão poder para realizar maravilhas para Deus. Um derramamento do Espírito Santo acontecerá antes da tribulação para que eles possam realizar a tarefa que Deus espera deles.
Assim como vocês podem vem, o selo de Deus tem 3 etapas, se ainda te falta alguma busca possuí-la para que você não fique de fora durante o selamento que está e estará ocorrendo nestes dias finais. Levante cedo. Ore a Deus e peça ajuda. Reforma de vida se faz com oração e não deixando de fazer coisas! A mudança tem que vir de dentro para fora.

A Grande Multidão- Apocalipse 7 :9-17
9Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;10e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.11Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,12dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!13¶ Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?14Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,15razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.16Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,17pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Em seguida aos versículos que falam dos 144 mil o Apocalipse fala de uma Grande multidão de salvos. Quem seriam estes? O Apocalipse responde que são pessoas que vieram de uma grande tribulação, que lavaram as suas vestes no sangue do cordeiro, e que são de todas as nações da terra, e ninguém podia contar, de tão grande o número.

Bem, se eles passaram pela grande tribulação, a terra conhecerá uma grande tribução no tempo do fim. Daniel 12:1 diz que haverá um tempo de angústia qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo. Sendo assim não podemos considerar que a grande tribulação seria o tempo que qualquer um de nossos antepassados viveram na terra, como dizem alguns, e que esta grande multidão seria os salvos de todas as épocas. Lembrando que, estamos estudando o Apocalipse como uma sequência, se a grande multidão está inserida no contexto do selamento, ela pertence a época do fim.

Quem são os da Grande multidão.

Sempre ouvi muitas pessoas que conhece a verdade sobre os mandamentos de Deus, mas não vivem o que conhecem dizerem que desejam participar da grande multidão. Que ficarão felizes em fazer parte dessa grande multidão que estará salva na última hora. Mas quem são estes que participam da grande multidão tem que ser compreendido melhor por nós.

Jesus contou uma parábola, a do homem que tinha uma fazenda e passou as 6 horas da manhã e contratou trabalhadores. Cada hora que se passava ele contratava mais pessoas, e prometia o mesmo salário, e por fim contratou pessoas às 5 da tarde e prometeu o mesmo salário. Na hora de pagar pagou os últimos contratados primeiro até chegar aos primeiros. Esses primeiros contratados ficaram muito chateados, e resolveram reclamar. E aí você conhece a resposta de Jesus.
- "Paguei você o que prometi quando concordou em trabalhar para mim."
Com esta resposta Jesus queria dizer que muitos seriam chamados na última hora para participar do Reino de Deus e receberiam o mesmo galardão dos que entraram para trabalhar pelo Reino antes.
A grande multidão entra na última hora na igreja de Deus. Quando os 144 mil recebem o ES e saem para dar o último clamor, quando em todo mundo estes preciosos filhos de Deus forem alvo da mídia, pela mensqgem que estão pregando e porque estarão contra o que está sendo solicitado à população, milhões de filhos de Deus, ouvirão a mensagem, entenderão qual é a vontade de Deus, e espalhados em todas as religiões da terra serão colocados no vale da decisão citado em Joel 3: 14. E invocarão o nome do Senhor e serão salvos de acordo com Joel 2:32.
Esses filhos de Deus serão uma grande multidão, João os vê salvos diante do trono de Deus cantando louvores. Eles receberão o ES e passarão pela última tribulação, mas suas vestes foram lavadas no sangue do cordeiro, assim eles serão salvos.

Os selados, os 144 mil, tem uma tarefa especial no fim: dar a última mensagem, a última advertência ao mundo. uma grande voz se levantará pela verdade dos mandamentos de Deus, principalmente pela questão do dia de guarda, o sábado do sétimo dia, um ALTO CLAMOR será dado, e num mundo prestes a sucumbir pelas pragas da punição divina, prestes a cair nas garras total do terrível Anticristo, Deus através do Espírito Santo, colherá da terra uma grande multidão de fiés em todas as religiões da terra, a mensagem é e será esta : BABILÔNIA CAIU, SAI DELA POVO MEU. Apocalipse 18: 3

Quando estudarmos este capítulo de Apocalipse 18 veremos que um anjo ( mensageiro) segundo a bíblia que ilumina a terra com a Glória do Senhor( os 144 mil) , e a mensagem que dá é simples, Babilônia ( A igreja Católica e todas igrejas que tem sua doutrina) caiu ( estou mostrando o erro dela) . Está na hora de vocês que são meu povo - diz Jesus- sairem dai.

É isso mesmo! Povo de Deus não é somente você que O conhece plenamente hoje. Jesus disse que tinha muitas ovelhas que não estava no rebanho dEle ainda, mas que no devido tempo ele as conduziria. João 10:16
Detalhe: Note que as ovelhas estão na Babilônia! Elas são povo de Deus mas Deus as conduzirá no último momento para o seu aprisco. Assim formarão uma grande multidão de todas as nações que desejam servir a Deus com toda integridade e SAIRÃO de suas igrejas e se UNIRÃO ao grupo dos 144 mil fiés guardadores dos mandamentos de Deus que foram Selados e cheios do Espírito Santo. Muitos deles terão de ser batizados pois nunca foram batizados por imersão. Outros não conhecem outras verdades, mas os 144 mil estarão prontos para ensiná-los a guardar todas as coisas e se prepararem para a perseguição/tribulação que virá.

Porque esse grupo não se une a igreja agora? Infelizmente a igreja de Laodicéa é uma igreja morna. Esse grupo são pessoas fiéis. Pessoas que seguem TODA luz que recebem, o que não é o caso dos mornos Laodiceanos que fazem tudo pela metade. Assim esses últimos acabariam contaminando estes fiés.
Deus prefere fazer diferente. Deus sabe que eles são pessoas prontas para responder positivamente a qualquer verdade que Ele mostre, assim quando os 144 mil anunciarem o último convite divino eles virão sem hesitar. Aprenderão rápido, deixarão tudo para traz, seguirão as novas verdades com inteireza de coração mesmo que tenham que deixar pais, amigos, filhos, parentes.
Por isso Deus os coloca numa posição especial de diante do trono e podem servir a Deus dia e noite no santuário.D a igreja de Laodicéa, a última igreja, sairá um grupo especial que participará dos 144 mil. Estes aceitaram a oferta de Jesus e compraram ouro refinado no fogo, compraram vestiduras e colírio. Fizeram uma reforma espiritual em suas vidas e por isso foram selados, e por conheceram a verdade plena de Deus serão usados por Ele para ensinar a grande multidão dos Salvos da última hora. O Espírito Santo que trabalha com os 144 mil neste tempo como chuva serôdia, será extendido sobre a grande multidão, e toda a terra se será iluminadacom a glória de Deus. Se alguns laodiceanos, cconseguirem no último momento, se arrependerem eles participarão também de um dos dois grupos, creio eu que do segundo, mas será muito difícil para eles que não foram acostumados a receberem uma luz e a seguirem no mesmo momento. Eles possuem a característica de demorarem a se decidir, e no tempo final não haverá tempo para hesitação. A grande multidão, mesmo não pertencendo ao povo que guarda os mandamento de Deus e tem o testemunho de Jesus, estão acostumados a receberem uma mensagem e a seguirem imediatamente sem hesitar.


Apêndice- Notas finais

O capítulo 6 termina com a pergunta: "Quem é que pode surter-se ?" Então o capítulo seguinte, vai explicar quem poderá subsistir diante da presença de Deus, e porque poderão.

Continuando nossa sequência, João diz que " depois destas coisas ..." v.1 ele vê que existem 4 anjos que seguram a fúria de Satanás e seus anjos aqui neste mundo, e não permitem que muitas coisas aconteçam. Se ventos em nossa tabela significam guerras, os anjos tem uma tarefa especial de fazer com que não haja uma guerra tão grande a ponto de destruir o mundo. Você já ouviu falar nisto. Muita gente pensa que o mundo poderia ser destruído numa guerra mundial próxima, mas isso será impossível pois não é este o fim de nosso mundo. Toda a terra, vegetação, mar esta protegido enquanto esses anjos estiverem a postos.

João vê então um anjo com a que vem com uma missão especial. Selar com o selo do Deus vivo 144 mil fiéis que serão representantes de Deus no período do tempo da angústia. João ouviu o número sendo falado. Note que não viu os 144 mil neste momento. Depois então ele vê uma grande multidão que ninguém pode contar, eles estão diante do cordeiro louvando e vestem roupas brancas, e é dito sobre eles que procedem de uma grande tribulação e que lavaram suas vestes e alvejaram no sangue do cordeiro.


Vamos fazer um resumo do que é nos dito a respeito dos 144 mil e do restante dos salvos.
Da quantidade 144 mil, não sabemos se são número literal ou simbólico. Não existe como provar qual é a correta interpretação.
Os 144 mil procedem de todas as tribos de Israel. Alguns pensam serem judeus literais pois eles terão uma oportunidade de salvação não como nação, antes da porta da graça se fechar( Rom 11) , outros que são judeus espirituais, pois somos todos filhos de Abraão. A bíblia não revela detalhes sobre isso.
Mas algo que revela é interessante, os 144 mil são servos de Deus que LAVARAM e ALVEJARAM suas vestes Apoc 7: 14. Diferente dos outros remidos que LAVARAM suas vestes, Apoc 22:14. Isso poderia significar que eles tiveram o carater lapidado para serem representantes de Deus no último momento da terra. E o carater é aperfeiçoado durante toda a vida. Os que lavaram são salvos também pois o que nos salva é crer em Jesus como nosso Salvador pessoal.
Eles passaram na grande tribulação e podem cantar um hino que ninguém pode cantar. São comprados da terra, não vão morrer são primícias dentre os santos vivos.
Eles não se macularam com doutrina de outras mulheres ( igrejas) ou seja, não guardam nenhuma tradição da Igreja Católica que durante mais de um milênio vem substituindo a verdadeira religião.
Eles venceram a Besta e sua imagem, vivem então no último momento da terra, e estão entre os vivos no final. Nem todos os vivos são 144 mil mas os 144 mil estarão vivos!
* Vi que Deus estava estendendo uma cobertura sobre o Seu povo afim de protegê-lo no tempo de angústia; e que cada alma que se decidia pela verdade e era pura de coração devia ser coberta com a proteção do Todo-Poderoso”10.“Deus está começando a estender a cobertura sobre o Seu povo, e ela logo será estendida sobre todos os que devem Ter um abrigo no dia da matança”11. Grande Conflito pag 450 EGW
Jesus levou quando ressuscitou as primicias dos que dormiam, os 144 mil serão as primícias dos que estão vivos. Significaria isso que iriam ser transladados e glorificados antes? “Estes, tendo sido trasladados da terra, dentre os vivos, são tidos como as primícias para Deus e para o Cordeiro” Grande Conflito 654 Grifei a frase “tendo sido trasladados da terra, dentre os vivos” para realçar a idéia de que os 144000 são as primícias dentre os vivos. Os 144000 nos dizem que é possível vencer o pecado como Jesus.
A última geração de salvos que viverão sobre a terra representam os troféus vivos da vida vitoriosa de Jesus sobre o pecado. Serão perfeitos ainda em vida. Que contraste com a igreja nominal! Que paradoxo com a situação atual! Com os falsos professos envolvidos em brigas internas ou escândalos, com a aparição constante de falsos profetas e falsos ensinos, com o amor se esfriando de quase todos (Mateus 24:10-12), com a infelicidade, nudez, miséria, pobreza e cegueira espiritual dos laodiceanos (Apocalipse 3:17) tem-se a impressão de que dali é impossível se retirar algo de bom. Graças a Deus, no meio de tanta impiedade, Jesus consegue ver perfeição naqueles que habitarão Seu reino eterno: Lá só entrarão os humildes de espírito, os mansos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça e etc. (Mateus 5:2-12). Você tem se deparado com tais predicados em sua vida? Seus irmãos de fé demonstram tais qualidades? O caráter dos cristãos que verão a Deus sem ver a morte se parece com o de Elias ou com o de Enoque que foram trasladados para o céu como símbolos dos que, no segundo advento de Jesus, ainda estarão vivos.
Quer dizer que os 144000 atingiram a perfeição? Isto mesmo. Até receberão um selo de qualidade total em seu relacionamento com Deus. Leia com profundo interesse o que se diz de Enoque e dos 144000: “Por meio da trasladação de Enoque, o Senhor tencionava ensinar uma importante lição. Havia perigo que os homens se entregassem ao desânimo, por causa dos terríveis resultados do pecado de Adão. Em meio de um mundo condenado à destruição por sua iniqüidade, viveu Enoque uma vida de tão íntima comunhão com Deus que não lhe foi permitido cair sob o poder da morte. O caráter piedoso deste profeta representa o estado de santidade que deve ser alcançado por aqueles que hão de ser comprados da terra (Apocalipse 14:3) por ocasião do segundo advento de Cristo” Patriarcas e Profetas pag 85
O selamento da grande multidão acontece durante todo o tempo em que a porta da graça estiver aberta. Também passarão pela tribulação, e muitas pessoas podem compor este grupo.
Pessoas de todas as raças e credos que seguiram a luz que receberam, mesmo sem ter conhecimento da verdade total bíblica, principalmente da importância da lei de Deus, ouvirão a voz de Deus (Apoc 18:1-3) e sairão de suas igrejas, aceitarão a verdade na última hora, e serão perseguidos e atribulados por essa decisão.
Judeus serão salvos individualmente, comporão este grupo, eles serão salvos somente quando completarem o número dos gentios que deverão ser salvos ( Rom 11 ).
Os 144 mil pertencem ao remanescente de Deus ( Apoc 14 12) mas desse remanescente nem todos se salvarão. Muitos apesar de conhecerem a verdade branquearam suas vestes, quem recebe a verdade antes precisa estar preparado. Destes alguns desitem e outros conseguem se salvar, mas sofrem por demais.
Deus fará um concerto com seu povo que guarda a sua lei. Sua voz será ouvida antes de sua volta, haverá uma ressureição especial e os que aprenderam a guardar o sábado, que aguardaram sua volta, que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo, os que foram mortos durante a tribulação resuscitarão.
Deus será honrado fazendo um concerto com aqueles que guardaram sua lei. Os ímpios serão as testemunhas de tal cena de exaltação à lei de Deus. Uma observação: Para que isto ocorra, é necessário que todos os que morreram acreditando na mensagem do terceiro anjo que está sendo proclamada neste tempo do fim, ressuscitem antes da segunda vinda de Cristo.
Abrem-se as sepulturas e “todos os que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo saem do túmulo glorificados, para ouvirem o concerto de paz, estabelecido por Deus para com os que guardaram a sua lei” Grande Conflito pag 643 É ressurreição especial dos justos que morreram desde na fé do terceiro anjo até o fechamento da porta da graça.
Já ressurgirão glorificados e para a vida eterna. Qual é o objetivo desta ressurreição de uma parcela dos salvos sob a voz de Deus? Isto significa que farão parte dos 144000? Por que não ressuscitá-los com o restante dos salvos sob a voz de Cristo? Ressuscitarão para ouvirem o concerto de paz com os que guardaram a lei de Deus e não para fazerem parte dos 144000. Deus será honrado fazendo um concerto eterno com estes e com os justos vivos.
Daqui a pouco, antes do segundo advento de Cristo, presenciaremos o concerto entre Deus e os justos vivos e os justos que ressurgiram na ressurreição especial. JESUS SERÁ HONRADO: Por último, Jesus será honrado trasladando, sem que vejam a morte, aos fiéis que o esperam. “Aqueles que haviam zombado da idéia dos santos ascenderem para o céu, serão testemunhas dos cuidados de Deus para com Seu povo, e contemplarão seu glorioso livramento” Primeiros escritos pag 283 e 284 . Um adendo: Os ímpios vivos não morrerão enquanto não presenciarem as cenas do retorno triunfal de Cristo e da trasladação dos justos vivos.
O que já guardaram o sábado ficarão em terrível agonia por terem sabido da verdade e não ter seguido. “Foi-me mostrada então uma multidão que ululava de agonia. Em suas vestes estava escrito em grandes letras: ‘Pesado foste na balança, e foste achado em falta’. Perguntei quem era aquela multidão. O anjo disse: estes são os que já guardaram o sábado e o abandonaram” Primeiros Escritos pag 37 EGW
Tenho aprendido que “os que agora exercem pouca fé, correm maior perigo de cair sob o poder dos enganos de Satanás, e do decreto que violentará a consciência. E mesmo resistindo à prova, serão imersos em uma agonia e aflição mais profunda no tempo de angústia, porque nunca adquiriram o hábito de confiar em Deus. As lições da fé as quais negligenciaram, serão obrigados a aprender sob a pressão terrível do desânimo” Grande Conflito 627 EGW
De onde vem a idéia que temos de que não se morre mais no tempo de angústia, depois que a porta da graça se fechar?
PRIMEIROS ESCRITOS, página 284: “Deus não consentiria que os ímpios destruíssem aqueles que estavam esperando pela sua trasladação, e que não se encurvariam ao decreto da besta nem receberiam o seu sinal”. Agui o testo não diz quem é que está esperando a transladação.

GRANDE CONFLITO, página 638: “Se o sangue das fiéis testemunhas de Cristo fosse derramado nessa ocasião, não seria como o sangue dos mártires, qual semente lançada a fim de produzir uma messe para Deus”.
PRIMEIROS ESCRITOS, página 284 e 285: “Ao deixarem os santos as cidades e as vilas, eram perseguidos pelos ímpios, que os procuravam matar. Mas as espadas que se levantaram para matar o povo de Deus, quebravam-se e caíam tão impotentes como uma palha. Anjos de Deus escudavam os santos.
Com certeza todo aquele que Deus reservar para que seja trasladado não será morto, mas morrerão muitos, quanto estivermos estudando os capítulos 10 e 11 veremos duas testemunhas que morrem e ficam insepultas.
Bem após ler o resumo que fiz voc~e já deve estar fazendo uma idéia do que seja os 144 mil. Ore a Deus para que te dê luz necessária sobre esse assunto. Muitos pensam que tal estudo não é necessário, queestarão satisfeitos em participarem da grande multidão, saiba porém que:


Se você já conhece a verdade de Deus, se conhece alguma verdade e não está vivendo esta verdade em sua vida, você estará em grande perigo, pode ser que se salve, mas Satanás terá acesso a sua alma com mais força do que terá sobre aqueles que foram selados, receberam a chuva serôdia , os 144 mil. A maioria dos guardadores do sábado não resistirá aprova, a menos que se prepare.
Deus reservou um tempo para que fiéis de todas as igrejas possam vir até Ele. Fiéis que recebiam luz e mudavam suas vidas, assim quando receberem a luz da verdade total nestes dias de tribulação aceitarão com rapidez sem vacilar, a palavra de Deus será doce como o mel, produzirá um amargo em suas vidas porque serão perseguidos por terem-na aceito.
Os que tem dificuldades de aceitar verdades hoje e mudarem de vida, certamente relutarão muito quando chegar o tempo de angustia. Assim, mergulhados numa angustia física e mental não terão descanso mental preocupados e em dúvida se estão salvos ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário