domingo, 6 de dezembro de 2009

A CAPA DE ELIAS

Falaremos sobre capas, seu uso vem de tempos remotos, capa é um agasalho que muitas vezes recebe também o nome de capote sempre usado por cima das vestes normais para protegê-las contra poeira, para proteger-se de chuvas, usa-se também no inverno. Para cada situação existe um tipo de capa. No Oriente Médio usa-se muito, talvez por ser muito próximo ao deserto onde há muita areia, é também usada até mesmo por religiosos, principalmente por aqueles considerados ortodoxos. Falaremos este assunto baseando-nos em duas capas citada na Bíblia, a capa do profeta Elias e capa do cego de Jericó. O profeta Elias onde quer que fosse levava sua capa, algumas vezes usou-a para resolver problemas difíceis e incomum, vejamos, quando ele recebeu ordens de Deus para ungir Eliseu como profeta em seu lugar encontrando-o usou sua capa para confirmar assim a ordem de Deus, (I Reis 19:19) “Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele”. Após esse ato caminharam juntos até as margens do rio Jordão onde usou novamente a capa, (II Reis 2:8) “Então Elias tomou a sua capa, e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para as duas bandas; e passaram ambos em seco”. Nenhuma duvida; Deus estava com o profeta.

Deus já havia revelado a Eliseu que iria levar Elias para junto de Si, assim ambos continuaram a caminhar até que em dado momento Elias foi tomado de Eliseu que ficou com a capa do profeta, examine o que diz (II Reis 2:13), “Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão”. Agora nas margens do Jordão Eliseu usou a mesma capa na obra de Deus, (II Reis 2:14) “E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR, Deus de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou”. Assim notamos que a capa do homem de Deus era usada em Sua obra e não para cobrir erros daquele que se diz servo de Deus. Que tipo de capa pode e deve ser usada por homens de Deus, em seu próprio beneficio? Nenhuma! A proteção da pessoa que serve a Deus está ligada à sua fidelidade ao Senhor, porque por ela estaremos seguros e sendo fieis aos ensinos bíblicos teremos o amparo do Espírito Santo, seremos protegidos pelo Sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado, mas se não formos fieis seremos então hipócritas, incrédulos e não teremos nenhuma proteção, estaremos às margens do caminho á mendigar com capas que em nada protegem.

A capa do cego de Jericó só servia para ele mendigar, ela cobria o pobre cego e talvez estivesse suja, sebosa, mal cheirosa, dado a seu uso continuo a beira de estradas. Assim são aqueles que para não obedecerem à doutrina bíblica apresentam as mais esfarrapadas desculpas; isso é coisa do passado, Deus não exige essas coisas, precisamos de lazer, um pouquinho de futebol, um pouquinho de cinema, de álcool um pouquinho de vaidade, um pouquinho de pintura, um pouquinho de novela, de filmes não recomendado á servos fieis, mais isto, mais aquilo. Não queira se cobrir com capas porque os que assim procedem tornam-se sebosos, mal cheirosos diante de Deus e simplesmente estão a mendigar à beira do caminho, porque não tem em si o bom cheiro de Cristo. Deve-se exalar de nós o aroma da obediência, examine o que diz em (II Coríntios 2:15), “Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem”. Precisam aprender a lição do cego que ao encontrar-se com Cristo lançou de si a capa que com a qual mendigava, passando a enxergar e a andar com Cristo, (Marcos 10:50) “E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus”. Esse homem após o encontro com Jesus largou o mundo onde vivia e seguiu-O pelo caminho. Quanto ao profeta Elias, ele usou sua própria capa durante sua jornada, ela confirmava a presença de Deus em sua vida. Hoje não devemos usar “capas”, mas fidelidade aos ensinos de Cristo e o afastar-se das oferendas do mundo confirmam a presença de Deus na vida daqueles que vem a Cristo. Precisamos deixar esse tipo de capa e as coisas deste mundo? Veja o que a Palavra de Deus diz em (Colossenses 3:3) “porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. E se estivermos mortos, como usaremos capas para gozar o que o mundo oferece? Deixe a capa do cego (desculpas) e tome logo a capa de Elias (fidelidade) que representa a presença de Deus na vida do crente sincero, não perca a tua salvação, trabalhe com sinceridade na obra de Deus. Não se deixe enganar, quem é de Deus ouve a voz de Deus, quem não é de Deus ouve a voz do mundo.
Creia em Cristo, leia a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário