quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Travesseiro de Pedra Carlos Garcia Costa

É engraçado falarmos sobre travesseiro de pedra, sabendo que travesseiro serve para apoiar a cabeça quando se deita.
Quem gostaria de ter sob a cabeça um travesseiro de pedra?
Podemos encontrar na Bíblia algumas referências sobre travesseiro. O Salmo 4, verso 4 diz:
“Irai-vos e não pequeis; consultai no TRAVESSEIRO o coração e sossegai”.
O travesseiro serve para consultarmos o coração. O salmista diz para antes de agir sobre o domínio da ira, reclinar a cabeça ao travesseiro, e ali, consultar o coração e sossegar. Aquietando-se a cabeça pensa melhor, então podemos examinar com atenção os fatos e agir com justiça, ponderando no que diz a Palavra de Deus e assim não pecar por impulso.
No Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, capítulos 4, verso 38, também encontraram mais uma referência sobre o travesseiro, diz assim:
“E Jesus estava na popa, dormindo sobre o TRAVESSEIRO; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?”
Jesus estava dormindo sobre o travesseiro. O travesseiro nos proporciona mais conforto para descansar. Tenho um amigo e irmão em Cristo chamado Salvador, ele ilustra a situação de Marcos 4:35-41 da seguinte forma:
“Os discípulos amedrontados e perplexos com o temporal e os ventos e as ondas que subiam sobre barco temiam a morte por não terem fé (v.40) na palavra que Jesus lhes afirmara: “passemos para outra a margem” (v.35). Enquanto eles estavam amedrontados, Jesus dormia sossegadamente reclinando sua cabeça em uma almofada macia na polpa do barco."
O evangelista Salvador, contrasta esta situação com o episódio narrado em Marcos 14:37, onde Pedro, Tiago e João dormiam sem terem onde repousar a cabeça. O interessante é que, quando os discípulos tiveram medo, mesmo estando junto do Mestre, Jesus reclinava a sua cabeça sobre um macio travesseiro, sossegado, em paz e tranqüilo. Mas no momento mais angustiante de Sua vida (v.34), os seus discípulos dormiam desconfortavelmente com a cabeça no chão.
É triste o fato, mas, é a pura verdade. Muitos de nós dormimos com a cabeça no chão porque não temos tempo para Jesus. Estamos demasiadamente ocupados com outras coisas. Agora, se você deseja dormir sossegadamente sob uma almofada é só estar com Jesus junto do seu barquinho. Porque Jesus Cristo é a paz verdadeira! (Jo 14:27)A sonolência espiritual:
Nestes dias, o Espírito de Deus está chamando a Igreja, o Seu povo, para despertar-se do sono. Sono este caracterizado por um entorpecimento espiritual, uma inatividade da Igreja em relação ao propósito e ao chamado de Deus para ela.
Você sabe quais são o chamado e o propósito de Deus para a Igreja? Será que estamos conseguindo atingir este propósito ou a medida dele? Nós cristãos, já alcançamos a perfeita varonilidade, a estatura do varão perfeito? Estamos preparados para a volta de Jesus?
Talvez não possa responder todas estas perguntas (talvez nem seja necessário), mas a resposta que a humanidade precisa está na Palavra de Deus.
O Pastor Kennet E. Hagin, disse que o cristão deve agir à altura da Palavra de Deus. O Apóstolo Paulo adverte: "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm. 12:2) Então, podemos dizer que, para a Igreja experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus ela precisa mudar seu modo de pensar – não se conformando com os princípios deste mundo, mas alinhando seu pensamento com aquilo que a Palavra de Deus diz.

Kennet E. Hagin disse: “Se você quiser aprofundar-se na Palavra de Deus, ela endireitará o seu modo de pensar”.

Sabe por que a maioria dos cristãos não experimenta a vida abundante que Cristo prometeu? É porque muitas igrejas dormem letárgica e preguiçosamente em suas teologias legalistas e em seus dogmas doutrinários. Porque não crê na Palavra de Deus como espírito vivificante (Jo. 6:63), mas na letra martirizante (2Co.3:6). É necessário que haja uma transformação intelectual através da Palavra de Deus. A pratica da comunhão com Deus acontece no intelecto e no seu espírito vivificado pelo Espírito de Deus (mente e coração). Deus é Espírito (Jo. 4:24).

João Wesley disse: “O diabo deu à igreja um substituto pela fé que parece e soa tão semelhante à fé que algumas pessoas não percebem a diferença.” Ele o chamava de assentimento mental. A fé não é um consentimento mental, não é um aceitar pela minha cabeça (intelecto), mas ela é desencadeada no espírito do homem – no seu coração (espírito). Para a fé ser expressa, antes, algo deve desprendê-la. E, isso acontece de fora para dentro:

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm. 10:17).

A fé vem quando ouvimos a pregação, e a pregação é a Palavra de Cristo. Somente a Palavra de Deus pode liberar ao nosso coração a fé. Porém, antes da Palavra chegar ao nosso coração, ela passa pela nossa mente. É por isso que Paulo fala em sua epístola aos Romanos para não nos conformarmos com este mundo. A mesma coisa João Wesley disse. Este século se refere ao sistema que governa a cultura, a política, a economia e a religião.

Uma mente cauterizada pela “razão” não é uma terra boa para se semear a Palavra de Deus, ela deve ser preparada pelo coração. Você entende? É quase imperceptível, mas o intelecto imita tão bem o espiritual que “nossas obras” parecem ser a “obra de Deus”. Assim a igreja dorme em um imenso travesseiro em relação àquilo que Deus preparou para ela.

“Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Efésios 5:14).

Provérbios 23:21b diz: “a sonolência vestirá de trapos o homem”. Uma igreja que vive na inerte sonolência espiritual terá suas obras de justiças como mero trapo de imundícia perante o Senhor (Is.64:6).


O travesseiro de pedra:

No livro de Gênesis, capítulo 28, versos 10 aos 22, encontra-se o travesseiro de pedra. Dormir em um travesseiro de pedra é o ideal. Para que você veja quão indicado é dormir sobre este travesseiro, saiba que nele Jacó foi transformado de usurpador para príncipe de Deus (Israel). Você quer ser transformado em Israel? Então durma em travesseiro de pedra!

Vamos buscar algumas aplicações desta passagem bíblica. Gênesis capítulo 28, versos 10 a 22:

“Tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir” (v.11).

Jacó chegou a um lugar já anoitecendo, ali resolveu passar à noite e fez de uma das pedras do local, um travesseiro para dormir.

Você já imaginou o que é dormir sob uma pedra? O desconforto, o incômodo e a dor que deve causar?

Travesseiro de pedra nos fala justamente disto, de não nos acomodarmos. Fala de desconforto, de uma intensa sensação de desagrado. A Igreja não pode se conformar com o sistema mundano, carnal e diabólico que domina este mundo. Enquanto estivermos aqui neste plano, devemos dormir sobre travesseiros de pedra. Ser o sal da Terra, ser a luz do mundo!

Valnice Milhomens disse que: “devemos aceitar antes a morte do que permitir que o mal prevaleça. Há coisas dignas pelas quais morrer e a vida não é digna de ser vivida, se, a fim de viver, tivermos de nos comprometermos com o mal”.

É este inconformismo com o mal que Paulo, o apóstolo, nos fala e que nos faz despertar da ociosidade espiritual através da renovação da nossa mente pela Palavra viva de Deus.


Igreja, sonhar os sonhos de Deus:

“E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (v.12).

O verso 12 de Gênesis 28 começa com a expressão: “e sonhou”. Ou Jacó estava muito cansado ou existe um segredo em dormir usando uma pedra como travesseiro.

Muitos cristãos e muitas igrejas vivem sobre travesseiros de plumas, buscam o prazer, o conforto e a glória temporã deste mundo. Não conseguem sonhar os sonhos de Deus, porque eles nos levam a uma porta estreita e em um caminho apertado...

Fazem somente o que lhes agrada, mas mal sabem eles que na verdade são verdadeiros sonâmbulos da contemporaneidade, uma nova castra de fariseus.

Vimos que dormir em travesseiro de pedra representa o inconformismo da Igreja em relação ao pecado, ao mundo e ao diabo. É não se sentir confortável neste mundo que jaz no maligno (1Jo.5:19). Pedra também nos fala de Cristo:

“E a pedra era Cristo” (1Co. 10:4);

“Cristo Jesus, a pedra angular” (Ef. 2:20).

Dormir em travesseiro de pedra também nos fala de descansar em Cristo. Sendo Jesus Cristo a pedra angular e fundamental sob a qual a Igreja é edificada, é em Cristo, e somente nEle, que a Igreja deve descansar.

Os sonhos na Bíblia também significam revelações e visões de Deus. Assim como Jacó sonhou sobre a pedra, a Igreja somente possuirá a revelação de Deus, do Seu propósito e Glória quando estiver reclinado sobre Cristo Jesus!
Nos versos 11 a 15, o texto narra o sonho de Jacó. No verso 13 diz que “perto dele estava o SENHOR”. Quando sonhamos os sonhos de Deus, o SENHOR se faz presente, Ele sonha junto conosco, compartilhando o mesmo ideal, o mesmo projeto e a mesma visão.

Deus disse a Jacó:
“A terra em que agora está deitado, eu a darei, a ti e à tua descendência (v.13); em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra” (v.14).

Até o verso 15, Deus faz uma seqüência de promessas a Jacó. Estas promessas estão ligadas às promessas de Deus a Abraão.

Ao Se dirigir a Jacó, Deus disse:
“Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque”.

Em Cristo, a Igreja é participante destas mesmas promessas. Essas promessas nos falam de herança de terras, de família, de todas as gerações: de nossos avôs (Abraão), de nossos pais (Isaque) e dos nossos filhos (Jacó).
O sonho de Deus é que em Cristo, todas as famílias da Terra sejam abençoadas através da Igreja. O sonho de Deus também é que a terra onde estamos deitados seja conquistada: “A terra em que agora esta deitado, eu a darei”. Isso significa que onde existir uma igreja, um travesseiro de pedra no qual Deus possa se revelar, a terra, a cidade, a nação, será conquistada para Deus. É herança do Senhor. Aleluia!


Despertando do sono:

“Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia.” (v.16)
A Igreja deve despertar do sono. O sono é somente um tempo na eternidade de Deus, onde Ele nos revela a sua vontade. Não podemos ficar somente sonhando com a visão que Deus nos transfere. Primeiro recebemos o chamado, depois respondemos à ele.

Edmund Burk disse: “Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.” Isso é sonhar e não acordar. Deus nos dá os Seus sonhos para que despertemo-nos para eles e executemo-los. [muitos ainda sonham com avivamentos do passado e não acordam para o que Deus está fazendo hoje!]

O verso 18 diz:
“Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada”.
Dormir em travesseiro de pedra nos faz despertar logo cedo, não nos deixa ficar muito tempo na cama. Não há tempo para ficar “babando” no travesseiro. Jesus disse:

“vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora” (Mt.25:13).

Você lembra quando Jesus levou Pedro, Tiago e João para orarem com Ele? Aquela não era hora de ficarem descansando, eles adormeceram sem onde reclinar a cabeça. Dormir em travesseiro de pedra nos fala de prontidão, de vigilância!


Derramando o óleo da unção:

“Tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite”. (v.16)

Outra característica do travesseiro de pedra é que ele deve ser posto por coluna. Coluna significa pilar de sustentação. Isso significa que, primeiramente Cristo e o sonho de Deus para a Igreja devem ser o fundamento do seu trabalho, o sustentáculo do seu ministério.
O sonho é a visão, o chamado, o propósito profético de Deus e, esta visão, deve ser a coluna vertebral do trabalho da Igreja. Deus é um Deus de sonhos e revelações e quando galgamos um determinado sonho Ele nos dá outro. Sonhar também nos fala de renovo, de esperança, de futuro, de avivamento.
O texto termina dizendo: “sobre cujo topo entornou azeite”. O azeite é o óleo, é a unção, é o Espírito Santo. A unção está no travesseiro de pedra, ou seja, o Seu óleo ungiu a Cristo e Cristo ungiu o coração da Igreja. Significa que a unção de Deus para a Igreja é derramada quando ela anda em Cristo, na visão e no propósito de Deus.
O travesseiro de pedra é o coração da Igreja e o bálsamo do Espírito unge o nosso coração para que possuamos um coração igual ao do Pai. Um coração alinhado em Deus e na Sua vontade. Oremos: “venha o Teu Reino e faça-se a Tua vontade”.
"O Espírito e a noiva dizem: vem! Aquele que ouve, diga: vem Senhor Jesus!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário