terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sara e Agar - Duas Alianças


Sara e Agar, duas alianças: graça e lei respectivamente. Agar e seu filho
alcançaram possessão no deserto de Parã, que fica na região do monte Sinai. Especificamente
refere-se a um monte da Arábia, que é a Jerusalém atual. Todos os que estão debaixo da lei
são escravos, pois são nascidos segundo a carne, e procuram uma possessão terrena. Já os
que nascem da promessa, são filhos de Abraão pela fé em Cristo, e desejam uma possessão
melhor, a Jerusalém que é livre, e é de cima Gl; 4,26.
Sobre a pregação apresentada por Paulo aos cristãos nas regiões da Galácia, não podemos
esquecer que ela é focada em Sara e Agar.
Deus prometeu a Abraão que faria dele uma nação numerosa e que nele todas as famílias da
terra seriam benditas.
De Abraão a Escritura diz que ele teve dois filhos: Ismael com a escrava e Isaque com a livre.
Os judeus consideravam serem descendentes de Abraão segundo a linhagem de Isaque. Por
Isaque nascer segundo a promessa de Deus os judeus acreditavam que eram filhos de Deus
por serem descendentes de Abraão e Isaque.
Paulo, porém, traz a lume o grande mistério desta passagem, e evidenciou o que os
judaizantes não atinavam: foi Abraão que teve filhos, e não Deus Gl; 4, 22.
Ismael, um dos filhos de Abraão, foi gerado segundo a carne, segundo a vontade de Sara e
Abraão. Com relação ao sangue, Ismael era filho de uma escrava, Agar, que somente podia
gerar filhos para escravidão.
Diferente de Ismael, Isaque foi gerado segundo a promessa de Deus Gl; 4,23.
É preciso observar que tanto Ismael como Isaque foram filhos de Abraão. O filho decorrente da
promessa também era filho do pai Abraão, ou seja, filho nascido da vontade da carne, do
sangue e da vontade de Abraão, porém, segundo a promessa de Deus.
Por que é preciso fazer esta distinção? Porque somente a mulher de Abraão, Sara, estava
impossibilitada de gerar por causa da avançada idade. Observe que mesmo após a morte de
Sara, Abraão teve concubinas e filhos Gn;25, 1- 4.
Mesmo após serem justificados pela fé, todos os filhos de Abraão foram gerados segundo a
carne. Somente o Descendente, que é Cristo, nasceu segundo a vontade de Deus e através do
Espírito de Deus. Até mesmo Isaque, nascido segundo a promessa, através da operação do
poder de Deus, era filho segundo a carne, segundo a vontade e sangue de Abraão.
Isaque era descendente de Abraão (filho), porém, para se tornar filho de Abraão (filho de
Deus), precisou ter a mesma fé que teve o Pai Abraão, pois somente por meio da fé o homem
alcança a filiação divina.
A promessa de Deus a Abraão repousa sobre o Descendente, que é Cristo, o filho Unigênito de
Deus, e os seus filhos segundo a carne (descendentes) não são filhos de Deus.
Mas, o que Paulo procurou evidenciar através da ilustração fixa-se sobre as pessoas de Sara e
Agar. Paulo apresenta as duas mulheres, Sara e Agar como sendo personagens das duas alianças
de Deus: a lei e a graça.
Deus prometeu uma nação numerosa e que todas as famílias da terra seriam benditas em
Abraão. Mas, a ilustração não se fixa a promessa feita a Abraão, e sim, a promessa feita a Sara.
A promessa feita a Sara, e que Paulo evidência nesta ilustração diz: "EU a abençoarei, e dela te
darei um filho" Gn; 17, 16, e 18, 10; "O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como
havia prometido" Gn; 21, 1. Na cena apresentada por Paulo, o que deve ser destacado é a
promessa de Deus à Sara.Da promessa feita à Sara não surgiram filhos a Deus, como os judaizantes acreditavam, antes
Deus disse a Abraão: "... em Isaque será chamada a tua descendência" Gn; 21, 12, que é
Cristo.
A filiação divina decorre da promessa feita a Abraão, e é proveniente do Descendente, e não
de Isaque. A promessa de Deus a Sara destaca-se pelo fato de ter sido concedido a ela poder
para conceber um filho, embora avançada em idade "Pela fé, também, a própria Sara recebeu
poder de conceber um filho, mesmo fora da idade, porque teve por fiel aquele que lhe havia
feito a promessa" Hb; 11, 11.
Só através do Descendente, que é Jesus, torna-se possível gerar filhos para Deus. Filhos
nascidos, não da carne, nem do sangue, e nem da vontade do varão, mas da vontade de Deus
Jo; 1, 12. Para que os filhos de Deus sejam gerados, há a necessidade de nascerem da palavra
e do Espírito de Deus. Nascer de Deus só é possível por meio da pregação do Palavra que
é semente incorruptível e poder de Deus pela fé em Jesus.
A história demonstra que Agar vincula-se ao monte Sinai, que corresponde à cidade de
Jerusalém atual, visto que ela e Ismael habitaram antes de todos os israelitas no deserto de
Parã Gn; 21, 21.
Como os judaizantes se gloriavam da lei, e da cidade de Jerusalém, Paulo demonstra que o
único que teve possessão desde os pais, foi Ismael, o filho de Abraão com a escrava.
Da mesma forma que Ismael é um modelo para os que vivem sob a lei e estavam reduzidos à
escravidão, Isaque também é modelo para o cristão Gl; 4, 28.
Os cristãos são filhos da promessa como Isaque, pelos motivos seguintes:
- Ambos nasceram por promessa. Isaque pela promessa feita a Abraão e Sara, e o Cristão
pela promessa feita a Abraão, que se cumpriu no Descendente;
- Isaque não teve e os cristãos não têm possessão permanente, uma vez que morreram na fé;
- Isaque confessou e os cristãos confessam que são peregrinos e estrangeiros na terra;
- Tanto Isaque, quanto os cristão desejam a pátria celestial Hb; 11, 13 -16.
Sara e Agar são as personagens das duas alianças: graça e lei respectivamente. Agar e seu filho
alcançaram possessão no deserto de Parã, que fica na região do monte Sinai. Especificamente
refere-se a um monte da Arábia, que é a Jerusalém atual.
Todos os que estão debaixo da lei são escravos, pois são nascidos segundo a carne, e
procuram uma possessão terrena. Já os que nascem da promessa, são filhos de Abraão pela
fé em Cristo, e desejam uma possessão melhor, a Jerusalém que é livre, e é do alto Gl; 4, 26.
Os judaizantes se esquecem da palavra de Sara que protesta contra os filhos da escrava Agar:
"...o filho desta escrava não herdará com o meu filho Isaque" Gn; 21, 10.
Os judeus acreditavam que eram filhos de Deus por ser Isaque filho da promessa. Porém, não
observaram que Isaque era filho da promessa que foi feita à Sara, e que a promessa de filiação
divina somente é possível pela fé em Deus, que prometeu o seu Filho, o Descendente.
Não podemos esquecer-nos da comparação estabelecida: "Mas nós, irmãos, somos filhos da
promessa como Isaque". Isaque nasceu da promessa feita à Sara, e o Cristão por meio
da promessa feita a Abraão. Desta forma somos filhos da promessa como Isaque, o que se
entende até agora. Por quê? Porque Isaque nasceu segundo a promessa, fidelidade e
poder de Deus, e os cristãos através da união com o Descendente. Nascem também segundo
a promessa feita a Abraão, pois Deus é fiel e concede a sua palavra, que é poder de Deus para
todos quantos crêem, para serem feitos filhos de Deus Jo; 1, 12; Rm; 1, 16.
O cristão é filho da promessa como Isaque, e não em Isaque, como os que esperavam ser
justificados pela lei compreendiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário