segunda-feira, 22 de março de 2010

PARE DE VIRAR AS COSTAS PARA DEUS AGINDO COMO SE NÃO FOSSE COM VOCÊ QUE ELE ESTIVESSE FALANDO


O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ “VIRA AS COSTAS” PARA DEUS?
“Mas Jonas fugiu da presença do SENHOR, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do SENHOR.”
Jn; 1,3 .A Bíblia fala muito em avançar, em ir adiante, em prosseguir para o alvo...
Mas descobri que ela também fala sobre retrocesso, em andar para trás, virar as costas, porque esse é um assunto muito sério e com conseqüências muito graves!

Ao ler a história do povo de Deus no passado, vemos uma geração após outra, dando as costas para o Senhor.

Deus disse a Oséias:
"O meu povo está decidido a desviar-se de mim..." - Os; 11,7.
Em hebraico o significado disso é: "O meu povo tem o hábito de virar as suas costas e abandonar-Me!"

E, ironicamente, o povo de Deus vira as costas para Deus, geralmente, depois de ter sido muito abençoado (freqüentemente, quando Deus derramava bênçãos sobre Israel, o povo rapidamente se afastava de Deus).

Em Jr; 5,11, Deus mesmo chegou a declarar: "...a comunidade de Israel... tem me traído". Deus lamentava: "Eu os abençoei, Eu os favoreci. E agora eles viraram as suas costas para Mim!"

- Mas quem é, exatamente, o indivíduo que vira as suas costas para Deus?
Será que não acontece nada com ele? Será que não existe conseqüência?

Você pode até virar as costas para Deus e não ser queimado vivo na hora, mas ainda nessa vida, você sofrerá muitas conseqüências diretas dessa sua atitude pecaminosa.
Os que não conhecem a Deus e não desejam conhecê-lo, são os incrédulos, duros de coração, os que a Bíblia diz que já estão condenados.
Mas será que só eles viram as costas para Deus? Absolutamente que não!
Quem mais? Sim, os crentes! Os servos também fazem isto.
Aquele que vira as costas para Deus, é alguém que uma vez experimentou as bênçãos e os benefícios de Deus... é alguém que já andou diante de Deus com um coração sincero, com um coração humilde e dedicado.

Esse que vira as costas para Deus, é alguém que orava, é alguém que gostava de se aprofundar na palavra de Deus... é alguém que até prometeu:
"Senhor, eu te servirei para sempre, de todo meu coração" e por um período, buscou ao Senhor... Deixou seus maus caminhos e freqüentou a casa de Deus...

Mas então, algo começou a levar o coração desse crente para longe de Deus.
Aí, ele foi perdendo o amor , foi perdendo o temor do Senhor... Foi perdendo o calor da presença de Deus... Foi ficando frio na fé até não ter mais o desejo de orar e nem a vontade de estar na presença de Deus.

A Bíblia deixa bem claro: Virar as costas para Deus é uma coisa amarga, e tem conseqüências horrorosas!
Ouça o que está Escrito:
“Fiquem horrorizados e abismados, diz o Senhor. O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água... o seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. [e então, está escrito] Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus". - Jr; 2,12,13 e 19
Na Palavra de Deus vemos o exemplo de um homem que virou as suas costas para Deus: Jonas.
Você provavelmente conhece a história de Jonas - aquele que foi engolido por um grande peixe, por uma baleia, talvez!

A história de Jonas sempre me recorda o que um camarada bêbado, perguntou pra um crente:
Mas ouça isso:
O que aconteceu a Jonas acontece a todos que viram as costas para o Senhor!

Esse v.1, diz que a Palavra do Senhor veio a Jonas porque ali estava um profeta de Deus, um homem de fé genuína, que amava e que temia ao Senhor.
Na verdade, Jonas andava tão perto de Deus, que Deus confiou a ele uma palavra profética, uma mensagem, para uma cidade inteira.

Lemos no v. 2, que o Senhor disse pra Jonas:
"Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença" .
Mas, em vez de ir para Nínive, o v. 3 mostra, Jonas virou suas costas para Deus, desobedeceu e fugiu.
Ao invés de Nínive, Jonas foi para Jope, uma cidade marítima, a 55km de Jerusalém. Lá, ele comprou a passagem de um navio que ia para Társis, uma cidade na Espanha. ...e no final do v. 3 lemos isto:
"...Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor".

Estes navios, nos dias de Jonas, navegavam entre Jope e Társis, parando em outras cidades. Eram navios "paradores", como alguns dos nossos ônibus, que fazem baldeação aqui e ali!

Portanto, essa viagem de Jonas seria demorada. Por isso que, tão logo ele embarcou, lemos no v.5, Jonas desceu para o porão do navio, enrolou-se num cobertor e se pôs a dormir.

Mas Deus, criou uma tempestade sobre a tranqüila viagem deste homem que havia virado suas costas para Ele.

Lemos no v. 4, que de repente, sem aviso, sem previsão metereológica, os ventos ficaram violentos e as ondas muito altas... As velas do navio não agüentaram, o leme se desgovernou... porque... "o Senhor... fez soprar um forte vento sobre o mar".

ALGUMAS VEZES DEUS CRIA TEMPESTADES PARA NOS ACORDAR!

Então, todo mundo naquele navio, a tripulação inteira, estava completamente à mercê da tempestade.

Mas o que havia acontecido?
Deus havia agitado um mar inteiro para buscar um homem que estava em desobediência!

O capitão daquele navio e a tripulação, provavelmente, nunca haviam visto nada parecido.
Novamente no v. 5, lemos, que todos os marinheiros ficaram com medo e começaram a jogar suas cargas ao mar, para que o navio ficasse mais leve.

E lemos também, que cada um se pôs a clamar ao seu deus (quem tinha santinho, beijava, apertava... quem era supersticioso, se agarrava a sua “figuinha”, a seu pé de coelho ou fosse lá o que fosse)... você já deve ter visto muitas pessoas fazendo isso, quando passam por dificuldades!

Mas de qualquer maneira, esse v. 5 mostra, Jonas estava dormindo o tempo todo, escondido no porão daquele navio.

Mas, não era sono de uma pessoa indiferente ou preguiçosa. Não; aquele era o sono da dor... O sono da depressão espiritual... O sono de um homem que sabia que tinha virado as costas para Deus!

A consciência de Jonas estava inquieta, e ele não podia fugir dela... Ele havia arruinado seu ministério, havia dado o passo errado, havia falhado como profeta. A sua reputação estava destruída. Jonas havia perdido tudo!

Nesse ponto, tudo estava errado entre Jonas e o Senhor.
E, provavelmente, nos primeiros dias a bordo daquele navio, Jonas não pensava em outra coisa: "Como eu pude fazer isso? Tomei a decisão errada. Virei as minhas costas para Deus!"

Mesmo que alguém, em recaída espiritual, seja capaz de dormir à noite, o seu sono é igual ao de uma pessoa condenada.
A pessoa se lembra do toque de Deus, se lembra de ter estado na casa de Deus com todos os outros irmãos... Ela se lembra dos hinos e da música de adoração, que cantou, sentindo a unção de Deus sobre a sua vida.

Mas agora, pro ter virado suas costas para Deus, só pode também virar, durante o seu sono, para lá e para cá, sem, no entanto, encontrar descanso!

Você conhece alguém que tem virado as costas para Deus?
E você mesmo, como está?
Será que você tem virado de costas para Deus? Se distanciado de Deus? Fugido de algum chamado do Senhor ou, desobedecido ao Senhor?

Então, você vai experimentar, ou já deve ter experimentado o sono de Jonas, o sono da dor... Assim você se sentirá como ele: condenado e desgastado pelo sentimento de culpa.

E também pode ter certeza:
Se você tem virado de costas para Deus... Se você tem diminuído sua busca por Deus... Diminuído seu interesse por Deus, a sua tempestade virá. Você embarcou na mesma viagem de Jonas!

Agora, há três terríveis conseqüências em virar as costas para Deus.

1. QUANDO VOCÊ VIRA AS COSTAS PARA DEUS, VOCÊ SERÁ REPREENDIDO PELO MUNDO! JN; 1,6
“O capitão dirigiu-se a ele e disse: "Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos".
Veja o v.6. Quando o capitão do navio achou Jonas dormindo no porão, ele foi lá acorda-lo e repreende-lo.
O capitão não cutucou só a Jonas, nem só deu umas mexidas nele. Não. “O capitão disse em voz alta, pra todo mundo por perto escutar: "... Que se passa contigo?
Levanta-te invoca o teu Deus...
Aquele homem estava gritando para Jonas: Ei, crente! ...o que você tá fazendo aí? Dobre os seus joelhos e ora a Deus!"

Você pode imaginar, um servo do Senhor repreendido por um marinheiro incrédulo, sem o temor de Deus?!
Lemos no v. 5 que todos os outros marinheiros estavam bem acordados, e cada um, invocando o seu deus... mas Jonas, o servo do Deus vivo, estava dormindo...

Fico imaginando o que Jonas pensou quando acordou: o navio balançando, os gritos dos homens com medo, o porão enchendo de água...
Interessante, que na Bíblia, o apóstolo Paulo também sofreu uma tempestade parecida com esta em pleno mar. Mas não foi por que ele estava fugindo de Deus.
Ao contrário, Paulo estava em paz com Deus... e até disse para os tripulantes, cheio de confiança:
"Não se preocupem, senhores -- nenhum de vocês vai morrer. Ouvi isto de meu Deus na noite passada. Ele me disse que todos seremos salvos!"

Se você é alguém que tem virado as costas para Deus, provavelmente irá se lembrar de um tempo na vida, quando você podia se levantar confiantemente, em qualquer tempestade ou crise, e dizer como Paulo: "Não se preocupem. O meu Deus é capaz!"
Mas agora, as únicas coisas que as pessoas vêem em você são medo e fracasso...
Como Jonas, você ficou fraco, perdeu a dignidade... Perdeu a unção!


2. QUANDO VOCÊ VIRA AS COSTAS PARA DEUS VOCÊ SE TORNA UMA PESSOA PERIGOSA PARA QUEM FICAR PERTO. Jn; 1,12
Respondeu ele: "Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês".
Quando você está afastado de Deus, distante de Deus, você é uma das pessoas mais perigosas da terra - uma bomba-relógio, como um daqueles terroristas de Osama Bin Ladem, se você quer saber!
Jonas, desobedecendo a Deus, ao entrar no navio para Jope, transformou-se no homem mais perigoso daquele oceano. Por quê? ...Porque Deus estava atrás dele!

Quando Deus tem uma questão a resolver com um de seus filhos que se afastou, e que se distanciou, e parou de buscar por Sua presença, que parou de cultuar a Deus, que parou de servir a Deus junto com outros, isto afeta cada um em torno dele... Afeta família, afeta filhos, afeta companheiros de trabalho, amigos, e afeta até os estranhos!

Entenda isso:
Quando a tempestade que veio sobre Jonas chegou, ela chegou também sobre todos os outros tripulantes daquele navio, e de outros navios que porventura, navegavam naquela parte do mar! ...Centenas, talvez milhares de vidas, passaram a correr perigo.
Agora, algumas pessoas podem dizer: "Ah! O vício é meu, o pecado é meu, é só problema meu. Não prejudico a ninguém, só a mim." Não é verdade!

A Bíblia prova que não é só problema seu. Quando você pára de buscar a Deus, quando você vira as costas para Deus, esse problema também passa a ser de cada um que vive com você, que anda com você, e que conhece você.

Se você virou suas costas para Deus, Deus está contra você, e isso faz de você uma pessoa perigosa!

Quando o rei Davi pecou ao numerar os israelitas, ele também se transformou num homem perigoso. Deus enviou um julgamento sobre Davi, que conseqüentemente, caiu sobre o país inteiro. Foi terrível: 70.000 homens perderam suas vidas!

Também, há muitos crentes frios na fé, que são um perigo, porque estão mandando seus colegas de trabalho ou de escola para o inferno.

3. QUANDO VOCÊ VIRA AS COSTAS PARA DEUS, VOCÊ É LEVADO A UM PROFUNDO ABISMO DE SOLIDÃO. JN; 1, 17
“O SENHOR fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.”

O v. 17 mostra que Deus fez com que um grande peixe engolisse Jonas.

Se você está se afastando de Deus, fugindo de Deus, deixando de buscar a Deus... Você será engolido como Jonas, no ventre de um grande sofrimento!

Esse sofrimento poderá ser na área da saúde, na área das finanças, ou na área familiar, não sei... Contudo, isso acontecerá, não porque Deus quer destruí-lo, mas porque você é dEle.

NENHUM HOMEM OU MULHER QUE SE AFASTA DE DEUS ESCAPA DA TEMPESTADE.

Lemos no v. 12 que Jonas disse aos homens:
"Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês".

Mas os marinheiros eram experientes homens do mar, conheciam a profundidade da água, e sabiam da existência de tubarões e não queriam fazer isso.
Então o v.13 mostra que eles se esforçaram ao máximo para remar de volta à praia.

Quando Deus vai atrás de um desviado, quando Deus vai atrás de quem lhe virou as costas, ninguém pode impedir a Deus!

Se você está se afastando de Deus, ouça isto: Sua crise está chegando, e essa será a tempestade da sua vida.
Parentes e amigos poderão tentar proteger você, mas nada adiantará. Deus já decidiu: uma tempestade será enviada sobre você. E Ele sabe que se você escapar dela antes de ser disciplinado, você não será salvo!

Então lemos no v.17 "...Jonas ficou dentro do peixe três dias e três noites"..
SOLIDÃO – ESCURIDÃO - UMIDADE

Jonas chegou aos abismos mais profundos da terra, onde não havia luz nenhuma.
Ele conta no capítulo 2, verso 6: "Afundei até chegar aos fundamentos dos montes".
Que situação terrível foi essa, que Jonas encontrou: escuridão total. O v. 5 mostra que as algas marinhas se enrolaram em sua cabeça, e que a água ficava chacoalhando ele pra lá e pra cá.

Se você tem andado longe da presença de Deus, se tem virado as costas para Deus, consegue se ver nessa situação?
...dê uma boa olhada, porque esse é o retrato do que te espera! ...está chegando sobre você uma noite de terríveis trevas, tempo de desespero e de angústia.

SE VOCÊ DEIXAR DEUS, VOCÊ FICARÁ SOZINHO! Meu irmão, minha irmã. Deus te trouxe até aqui para ministrar ao teu coração...
O que Deus te mandou fazer que você fugiu?
O que Deus te mostrou que você omitiu?
O que Deus te revelou que você temeu?
O que Deus te prometeu e você duvidou?
O que Deus te deu que você reteve?
O que Deus te pediu que você negou?
O que Deus te falou que você não ouviu?
O que Deus te ordenou e que você desobedeceu?
O que Deus quer e que você reluta em não querer?


Naquela situação, Jonas tinha somente duas opções... e essas duas opções também estão disponíveis para aquele que se distanciou de Deus, que virou as costas para Ele e tem descido até o ventre de algum sofrimento:

a. Você pode ceder ao pensamento de que, agora Ele o detesta por sua desobediência.

Então, nessa primeira opção, você pode dizer: "É, estou tão lá em baixo no fundo do poço, que nunca poderei voltar para Deus. Não há esperança para mim!".

Jonas podia ter cedido a esse pensamento, mas ele teria morrido no estômago do peixe, e o nome dele nunca mais seria lembrado.


b. Você pode invocar a Deus por misericórdia. Você pode voltar para Ele. Não importa o quão longe Dele tenha chegado!

Na Bíblia, nós lemos que, graças a Deus, Jonas tomou a decisão certa.
Está no v. 2 o que Jonas fez, ele disse: "Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor".

Eu quero dizer:
Todo o propósito da tempestade permitida por Deus, é pressioná-lo a fazer como Jonas fez: voltar para Deus, voltar para a casa de Deus, voltar para perto da presença de Deus!

Você, apenas, precisa escolher fazer isto! ...voltar.
Jonas achou que Deus havia desistido dele. Ele disse: "Fui expulso da Tua presença..." - 2,4.
Mas no fim, Jonas tomou a decisão certa, e orou: "Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de Ti, Senhor" ...e Jonas disse: "A salvação vem do Senhor". - v.7, 9.

E quanto a você? Você tem virado suas costas para Deus?
Você pode dizer:
"Ah!: você nem imagina o que tenho feito e o quão afundado eu estou."

Creia... Deus restaurou tudo para Jonas.
E hoje, Deus quer restaurar você! ...você não vai ficar perdido... Você não vai ser consumido de tristeza nem de sentimento de culpa...

A missão de Deus é salvar, é curar a nossa tendência a retroceder, a nossa tendência a dar as costas... Então, se você quer ser consertado hoje, se você quer ser restaurado hoje, tudo que você precisa fazer é simplesmente retornar, é voltar para Deus.
- Dê esse passo de fé nesse momento, que lê essa mensagem
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário