quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Onde está então minha esperança? Jó;17,15

Quem poderá ver alguma esperança para mim?”
Jó;17, 15
Jó estava perdendo a esperança de qualquer restauração da sua saúde ou da família, e envolveu-se em pensamentos de morte; pôs-se a pensar no descanso que a morte traria à sua mágoa e dor. As recompensas descritas pelos amigos de Jó estavam todas relacionadas a esta vida. Eles silenciaram sobre a possibilidade da vida após a morte. Não podemos avaliar a vida apenas em termos deste mundo presente, porque Deus promete um futuro interminável e maravilhoso aos que lhe são fiéis.

HÁ ESPERANÇA, NÃO FOMOS ESQUECIDOS
“Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente.”
Salmos; 9, 18


Os necessitados e aflitos do povo de Deus são objetos do seu cuidado especial. Eles têm de Deus a promessa de que não serão abandonados (v, 10), que Ele se lembrará das suas orações (v, 12), e que as suas esperanças serão um dia realidades (v, 18).

CREIAMOS, AINDA HÁ ESPERANÇA
“Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo.”
Jó; 11, 18

Jó, renovaria a sua esperança. Ele olharia em redor e não veria perigo. Seria capaz de descansar à noite em paz, em contraste com suas voltas na cama, em suas dores (Jó; 7, 4). Jó dissera que estava “sem esperança” (Jó; 7,6). Mas Deus traria esperança a uma situação destituída de esperança.

DESCANSEMOS EM DEUS, DELE VEM A NOSSA ESPERANÇA
“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dEle vem a minha esperança.”
Salmos; 62, 5

O salmo; 62 expõe um princípio que todo crente deve adotar. Em tempos difíceis, de aflição, ou oposição da parte dos inimigos, devemos voltar-nos para Deus como nosso verdadeiro refúgio e libertador. Todo aquele que confia em Deus deverá dizer: (1) Não permitirei que nenhuma aflição, crise, ou sofrimento abale a minha confiança em Deus ( 2, 6 ). Não somente dEle vem o meu livramento ( 1 ), mas Ele mesmo é a minha salvação e a minha fortaleza (. 6, 7 ). (2) Nos tempos de preocupação ou ameaças, eu lhe entregarei os meus cuidados e, em fervente oração, lhe falarei tudo o que há no meu coração (Fp; 4,6). (3) Esperarei no Senhor para que Ele aja em meu favor, seguro de que Ele responderá com misericórdia e compaixão, tendo em vista os meus apertos (11, 12).

SOMOS BEM-AVENTURADOS, NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM DEUS
“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus.”
Salmos; 146, 5

Salmo; 146, 3-8 O salmista afirma que os poderosos deste mundo são salvadores inadequados, pois fazem falsas promessas que não podem cumprir. Deus é a esperança e ajuda dos necessitados. Jesus afirmou a sua preocupação com os pobres e os aflitos (Lc; 4, 18-21; 7, 21-23). Ele não separou as necessidades físicas das espirituais, pois atende a ambas. Enquanto Deus, não o governo, é a esperança dos necessitados, nós somos seus instrumentos para ajudá-los aqui na terra.

FOMOS REGENERADOS PARA UMA ESPERANÇA VIVA
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, Ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.”
1ª Pedro; 1, 3

1ª Pedro; 1, 3-6 Você precisa de encorajamento? As palavras de Pedro oferecem alegria e esperança nos tempos difíceis; o apóstolo baseia sua confiança no que Deus fez por nós em Jesus Cristo. Vivemos com a maravilhosa expectativa da vida eterna. Nossa esperança não é somente para o futuro; a vida eterna começa quando confiamos em Cristo e nos unimos à família de Deus. Não importa o tipo de dor ou provação que venhamos a enfrentar nesta vida, sabemos que estas não serão nossa experiência final. Um dia, viveremos com Cristo para sempre.

AGUARDEMOS A BEM-AVENTURADA ESPERANÇA
“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.”
Tito; 2, 13

A “bem-aventurada esperança” pela qual todo cristão deve ansiar é o “aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” e a nossa união com Ele por toda a eternidade ( Jo; 14, 3 ). Essa esperança pode ser concretizada a qualquer momento (Mt; 24,42; Lc; 12,36-40; Tg; 5, 7-9). Assim sendo, os cristãos nunca devem abrir mão da sua expectativa mantida em oração de que talvez ainda hoje a trombeta soará e o Senhor voltará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário