sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Levantai, ó portas

"Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra" (Provérbios 31: 23).
"Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira..." (Jó 29: 7).
Quando o Salmista clama: "Levantai, ó portas as vossas cabeças..." (v. 7), ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres etc.) que exercem domínio e juízo entre os homens.
Quando os homens, à época de Jó, viam-no aproximar-se da "porta" da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência Jo 29: 7- 10
Ao registrar a profecia que sua mãe havia ensinado, o rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra Pv 31: 23.
Ou seja, o 'assentar-se' à porta em Provérbios 31: 23 é o mesmo que a 'cadeira preparada' no livro de Jó 29: 7.
Observa-se que o lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, etc reuniam na antiguidade era denominado de "portas". As portas eram vetadas as pessoas comum do povo. Somente os que exerciam influencia na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado "portas".
Vemos então que o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo, quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. De igual modo, ele já se assentou na condição de Senhor nos céus.
"Levantar" é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte!
'Levantar' é um sinal de respeito. É uma forma de reconhecimento de que àquele que adentrou nalgum recinto é digno de reverência. É uma ato semelhante ao recomendado por Davi: "beijai o Filho".
Enquanto que 'beijar o Filho' é um reconhecimento da divindade de Cristo Sl 2: 12, 'levantai' refere-se ao ato reverente dos que exercem domínio quando Cristo se assentar para reger com vara de ferro as nações Sl 2: 9.
É o mesmo que dizer: Levantem-se e reverenciem o Rei da Glória, pois ele entrou e se assentou entre as nações para exercem o domínio.
O ato de levantar diz da reverência àquele que entrou no lugar próprio, ou que por direito exercerá o domínio. Os homens que exercem o domínio devem levantar, deixando as suas posições, ou seja, levantar 'as cabeças'. Porta, portais, ou entradas diz do local em que há o exercício do poder nos reinos, principados e potestades.
Além de Jesus exercer o domínio entre os homens, Ele exercerá o domínio sobre os principados e as potestades celestiais Ef 3: 10, e por isso o Salmo diz: "... levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória" (v. 7).
As "entradas eternas" (portas) diz de um reino que não é deste mundo onde Cristo exercerá domínio para sempre.
Agora, após definir os elementos que compõe os versos 7 a 10 do Salmo 24, falta analisar a sua composição geral.
Os versos 1 e 2 demonstram a quem pertence a terra e porque pertence a Ele o domínio "Do Senhor é a terra (...) pois ele a fundou..." (vs. 1 e 2). A terra pertence ao Senhor porque Ele a estabeleceu.
O primeiro ciclo de perguntas indaga sobre quem se assentará no santo lugar, o monte santo do Senhor (v. 3), e completa-se com o segundo ciclo de perguntas: "Quem é o rei da glória?" (v. 8).
O rei da glória que entrará e assentará diante dos que O reverenciam (cabeças) levantando-se é Cristo Jesus, o Senhor. Ele é o Senhor de toda a terra (v. 1), Aquele que é limpo de mãos e puro de coração (v. 4), o Rei da Glória (v. 8)!
"As portas" diz do governo humano, e os "portais eternos" da regência (domínio) celestial. Cristo é poderoso em batalhas (forte e poderoso) e Ele mesmo conquistará os reinos e o domínio sobre toda a terra com mão poderosa. Ele se assentará para dominar a todos os povos "Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra" (v. 8).
O rei da Glória é o mesmo que está entronizado entre os serafins, pois Ele é o Senhor dos Exércitos (v. 10) "E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" (Isaías 6: 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário