sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A PALAVRA DO SENHOR

















PALAVRA DO SENHOR
Amós 3:3
Amós fala com fogo e clareza sobre os pecados de Israel e os castigos que esses pecados trarão. Por trás das terríveis denúncias e advertências, a mensagem real para Israel é esta: “Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o Senhor, o Deus dos Exércitos estará com vocês, conforme vocês afirmam”. (
Amós 5:14).
Amós 3:1 e 2 - Um dos maiores perigos que os cristãos correm é o de se esquecerem do que Cristo fez por eles, tanto individual como coletivamente. A história do antigo Israel mostra, porém, como a memória das pessoas é curta. A arrogância de Israel levou o povo a esquecer por que Deus o escolheu, e sua insolência o levou a confiar na prosperidade presente às custas das prioridades espirituais e morais.
Em
Amós 3:3, Deus lembrou a Israel de que os libertou do Egito para torna-los uma família modelo que vivesse em um relacionamento íntimo com Ele.
O que levou Israel a uma tragédia tão grande? Ter esquecido da História é uma das razões. Ter rejeitado a lei de Deus é outra. Mas Amós aponta para uma fundamental: o fracasso de Israel em ouvir a palavra de Deus. Deus nunca deixa de falar com Seu povo. E é por nossa própria conta que deixamos de ouvi-lo.
Amós 3:10 - Israel rejeitou o conhecimento. Não importa quanta luz seja dada, se não for apreciada, seguida, estudada e amada- mais cedo ou mais tarde- ela se perde.
Os leprosos que perdem os dedos não os perdem diretamente por causa da doença. Seus nervos são danificados pela doença, e eles não podem sentir dor; e assim eles não se afastam de objetos que podem feri-los. O pecado faz a mesma coisa conosco: ele diminui nossa sensibilidade quanto ao erro, de forma que logo ele não parece mais pecaminoso ou errado, até o ponto em que as pessoas “ao mal chamam bem e ao bem, mal”. (
Isa.5:20).
Uma pessoa que se recusa a ouvir a Deus não pode escapar do dia do ajuste de contas. O Deus da graça também é o Deus do juízo (
Amós 3:2).
Esse juízo não é apenas uma questão de causa e efeito, mas uma revelação da repulsa divina contra a maldade pessoal e coletiva. Os maus podem prosperar e festejar em sua riqueza. Mas essa prosperidade é temporária e traz dentro de si as sementes da destruição.
O fato de termos sido escolhidos por Ele não nos dá imunidade no juízo. A escolha e a salvação envolvem uma responsabilidade especial de permanecer na vontade de Deus tanto em nossa vida pessoal como social.
Um Concerto Quebrado- No concerto entre Deus e Israel, Deus foi sempre fiel. Qual o lado que rompeu o concerto? (
Ose.6:7; 8:1; Jer.34:18).
Talvez a razão por que as pessoas são tão infiéis a Deus e ao Seu concerto seja que têm medo de avaliar o custo de seguir a Cristo. Foi isso o que aconteceu no tempo de Amós; é isso o que acontece nos dias de hoje.
Amós 3:1-8 começa com o discurso de Deus contra os pecados de Israel.
Embora essas declarações aparentemente não tenham relação, elas têm algo em comum. Discutem conseqüências inevitáveis- resultados naturais.
Leia
Provérbios 19:20. Nossos atos têm conseqüências. Em Amós, Israel está simplesmente colhendo os frutos de suas ações.
Sentença -
Amós 3:11-15
A última fase da ação judicial de Deus contra Israel é o pronunciamento da sentença sobre os que abandonaram as condições do concerto. O verso 11 descreve o “adversário” que será usado por Deus para destruir Samaria. Sem dúvida, refere-se aos assírios, que mais tarde levaram os israelitas ao cativeiro.
É muito difícil, de nosso ponto de vista, entender por que deveria existir um castigo tão violento (
v.12) para as transgressões de Israel. Os assírios eram terrivelmente brutais com os que conquistavam. Naturalmente, este não foi o único caso em que Deus usou forças de fora para castigar Seu povo (Isa.13). Como sempre, essa punição envolvia pilhagem, estupro, morte, escravidão e outros males terríveis. Como podemos conciliar o Cristo do Antigo Testamento com o Cristo do novo? Só teremos a resposta se compreendermos a natureza terrível do pecado. O grande conflito envolve o Universo inteiro. De nossa perspectiva humana, muitas coisas são difíceis de entender. Como Paulo disse, nós vemos “como em espelho, obscuramente”(I Cor.13:12). O pecado é sério e mortal.